Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

sobradinho

Inscrições para o Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese terminam quinta

Coletâneas com as edições anteriores do Concurso Jornalista Valacir Cremonese / Foto: Victor Paranhos

Com tema e gênero livre, o período de inscrições e entrega dos textos que concorrerão neste ano na 17ª edição do Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese está próximo do encerramento. De acordo com a diretora da Casa da Cultura, Ingrid Hermes, o fluxo de inscrições para o concurso está sendo considerado muito bom. “Há inscrições do Brasil todo. As inscrições infantis ainda estão baixas, porém, a categoria adulta está superando o esperado”, destaca. As inscrições iniciaram no dia 16 de julho e se estendem até a próxima quinta-feira, 30.

De acordo com a professora aposentada, Reni Lourdes Jost Steiernagel, 71 anos, que já escreveu para o concurso em edições anteriores, a participação iniciou através do incentivo de colegas. “Após minha aposentadoria, em 2012, comecei a escrever para o concurso, tendo como primeiro texto classificado ‘Memórias do Meu Pai’, que ficou em segundo lugar”, destaca a professora. “Já escrevi poesias e participei do livro Gente e História Volume I, escrevendo sobre  a trajetória de vida de meu pai. Também faço narrativas, escrevendo memórias, coisas que eu lembro e as quais eu vivi, resgatando meu passado e, claro, poetizando um pouco”, enfatiza Reni, que já teve textos classificados em três ocasiões.

LEIA MAIS: Inscrições abertas para o Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese

A professora ainda ressalta a importância que a escrita tem para as pessoas. “Acho importante estimular desde crianças até adultos a desenvolverem o gosto pela escrita, aprimorando e aguçando a criatividade. Com essa iniciativa, buscamos incentivar, valorizar os talentos, podendo deixar gravado em livros e na internet lindas histórias, que poderão ser lidas e admiradas por muitos”, enfatiza Reni, que também participará da 17ª edição do concurso.

Contando com pessoas de todas as idades e gostos literários variados, o concurso está abrangendo também o público jovem da região. Um exemplo disso é a estudante moradora de Passa Sete, Emily Karnopp, 15 anos, que escreve desde os 6 anos de idade. A jovem escritora lembra que o primeiro texto foi uma cartinha dedicada à professora que a alfabetizou. Emily conta que sempre participou de concursos que envolviam textos, principalmente aqueles realizados no município em que reside. Destaca também que escreve sobre tudo que lhe for proposto. “Apesar de gostar muito de poesia e narrativa, eu escrevo sobre tudo”, frisa a estudante que também participará desta edição do concurso.

LEIA TAMBÉM: Setembro Amarelo: cuidado com a saúde mental deve ser permanente

Emily ainda destaca a importância da leitura e da escrita. “É através da leitura e da escrita que muitos conseguem fugir dos problemas. Lendo um livro ou se expressando através de uma poesia, assim como é meu caso, isso traz muito conhecimento, que nos gera liberdade e, através dessa liberdade, conseguimos viver”, enfatiza a jovem.

Dentre tantos textos enviados, apenas dez serão selecionados e os três melhores classificados a partir de critérios pré-estabelecidos pela direção do concurso. De acordo com Ingrid, para um texto ser classificado, “destaca-se o conhecimento do que está sendo escrito, argumentos bem construídos e a correção do texto, mas principalmente, a argumentação, que vê com que aquele inscrito está preparado para escrever, isto conta muito”, explica.

LEIA TAMBÉM: Ações da Brigada Militar marcam semana do trânsito em Sobradinho

A diretora ainda evidencia que a Casa da Cultura de Sobradinho agradece a todas as pessoas que se dispõem gratuitamente a ler, selecionar e classificar os textos. “Estas pessoas não ganham nada, é um trabalho voluntário e elas vem pelo amor a isso, são pessoas que gostam desse clima literário”, conclui a diretora.

A iniciativa do Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese é uma promoção da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, juntamente com o Departamento de Cultura da Casa da Cultura Amário João Lazzari de Sobradinho. O regulamento do concurso está disponível na Casa da Cultura para leitura, no blog da Casa da Cultura e no Facebook.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.