Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

DIRETO DA REDAÇÃO

Leitura como condição de cidadania

Em tempos dominados por desinformação, contradições, polarizações, discussões e supostos “debates”, em ambientes de mídias sociais, por vezes situados num nível de superficialidade e agressividade constrangedoras (para não dizer venenosas), pessoas esclarecidas e com capacidade de pensar e refletir sobre sua vida e o ambiente que as cerca são a única esperança de dias melhores em sociedade. Por isso, em nações como o Brasil, onde os índices de leitura e de dedicação de tempo à reflexão estão entre os piores em todo o mundo, fomentar a leitura e o consumo de conteúdo formador e informador é, mais do que prioridade, quase o meio de salvar o futuro (a sanidade e o discernimento) das gerações atuais e das que assumirão a tomada de decisão em breve.

Nesse contexto, se visitar bibliotecas e livrarias não é exatamente uma preocupação no dia a dia do brasileiro, os veículos de comunicação acabam por ser a principal via pela qual os cidadãos são convidados a prestar atenção ao mundo que os cerca. E mais se torna gratificante quando, entre os meios de leitura e de acesso à informação, um jornal merece a ampla acolhida junto a uma comunidade. Esse é o caso da Gazeta do Sul, bem como da plataforma digital do grupo, o Portal Gaz, como reafirmou pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Methodus. De forma espontânea, 84,2% dos entrevistados revelaram que optam pela Gazeta do Sul quando buscam se informar em veículo impresso; outros 5% referiram o Portal Gaz, de maneira que a Gazeta mereceu 89,2% das menções. De cada dez pessoas, nove escolhem a Gazeta para se informar.

Se por um lado tal preferência só pode mesmo deixar gratificada uma equipe de profissionais, por merecer tamanha referência de uma comunidade (além de tudo, uma comunidade sempre reconhecida por seu espírito crítico e pela capacidade de fixar a educação, o progresso e o desenvolvimento como prioridades), por outro é inevitável que tal resultado requeira um comprometimento e responsabilidade cada vez maiores de nossa equipe. Quando o conteúdo elaborado, quando a informação, merecem tal amplitude de acolhida na comunidade, a Gazeta reafirma sua própria determinação de atuar a favor e em sintonia com essa comunidade, com lideranças e autoridades, mas também com cada pessoa, na cidade e no interior.

Por isso, inclusive, o empenho em liderar ações sociais, ambientais e de melhorias em infraestrutura e serviços é uma das formas de a Gazeta se posicionar com a sociedade, na defesa de interesses e na busca de conquistas que se traduzam em qualidade de vida e o bem-estar. À comunidade regional deixamos nosso agradecimento por essa acolhida de nosso conteúdo. E deixamos, por extensão, a certeza de que não mediremos jamais esforços para qualificá-lo cada vez mais, a cada dia. Um bom final de semana!

LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROMAR BELING

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.