Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LISSI BENDER

Língua alemã: promotora de qualidade de vida

Entre 1999 e 2021 o estado alemão Baden-Württemberg usou o slogan “Wir können alles, ausser Hochdeutsch”, ou seja: “Nós podemos fazer tudo, exceto falar alemão padrão”. Esse slogan foi usado como parte de uma campanha de imagem para o estado, com o objetivo de promover a cultura regional e a qualidade de vida. Ele explora o contraste entre a linguagem cotidiana, os dialetos, e a forma padrão do alemão, o Hochdeutsch.

Embora o slogan seja um tanto irônico, ele estabelece um vínculo com os dialetos regionais falados em BW, como o alemânico/Alemanisch e o suábio/Schwäbisch. Esses dialetos integram a identidade regional e são ativamente cultivados por muitas pessoas. Trata-se, pois, de uma forma de valorização dos habitantes, por serem capazes de fazer tudo e, ao mesmo tempo, de falarem e preservarem seus dialetos.

Estou eu cá tomada de um sentimento de gratidão por, finalmente, a língua alemã falada em nossa aldeia ter recebido um merecido reconhecimento. O idioma alemão agora é patrimônio imaterial de Santa Cruz do Sul. Esse reconhecimento o desveste da invisibilidade e desprestígio a que estava relegado e possibilita que se torne alavanca para um novo patamar de progresso coletivo. A valorização favorecerá cultivo de um sentimento positivo entre os falantes e motivará o aprendizado do idioma.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Quando se tenta agradar a todos

Muito podemos fazer pelo cultivo do idioma. Ele está presente em muitos lares, entre amigos, em eventos comunitários, em escolas. Devemos manter vivo seu lugar também nos grupos de canto coral, na música, nos cultos das igrejas – em cantos litúrgicos, em orações, em instituições e eventos culturais. A língua, a cultura alemã, a música (de diferentes gêneros) precisa ser integrada nas programações de rádio e estar presente nos jornais por meio de publicação de textos. Tudo isso é enriquecedor para o município.

Fundamental é sua efetiva integração no currículo escolar, para que as novas gerações possam aprender ou ampliar seus conhecimentos linguísticos, para conhecerem mais a cultura de origem do município e a cultura da Alemanha contemporânea. Isso oportuniza um olhar atencioso para com o lugar de viver dos jovens, por um lado e, por outro, os habilita a se conectarem com países de língua alemã e serem promotores de seu desenvolvimento pessoal e da coletividade.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Deixem o relógio da igreja na aldeia Lasst die Kirchenuhr im Dorf

O fato de nossa região ser possuidora de uma segunda língua abre portas para os mundos em que o alemão é falado. O nosso patrimônio linguístico é fonte de crescimento, tanto para os falantes quanto para a coletividade. Língua alemã é valiosa para o município construir relações, intercâmbios, interações com países de fala alemã. É, pois, de relevante valor para o crescimento de Santa Cruz em diferentes setores. Sejam eles culturais, comerciais, industriais, educacionais ou científicos.

O reconhecimento e cultivo do patrimônio linguístico assegura a identidade regional e os diferenciais sustentados pelo idioma. Isso vem a ser muito auspicioso para o turismo cultural. Este gera prosperidade coletiva e desenvolve, entre os habitantes, um saudável sentimento de pertencimento ao lugar. O turismo de valorização da cultura local estimula todos a se integrarem no cultivo daquilo que faz Santa Cruz ser especial – suas ruas largas, limpas, arborizadas e floridas; sua língua alemã, seu verde, suas instituições educacionais, sua arquitetura, suas tradições, seus valores (como o sentimento de cooperação mútua), os produtos de origem alemã, os cantos, a música e muito mais.

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE LISSI BENDER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.