Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MUITA ÁGUA

Maio de 2024 se torna o mês mais chuvoso da história de Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

Em apenas 23 dias, maio de 2024 se tornou o mês mais chuvoso da história climatológica de Santa Cruz do Sul. O registro dos dados iniciou em 1914. Conforme informações da estação meteorológica da Rádio Gazeta FM 107,9, somente no Centro da cidade foram registrados 578,9 milímetros de chuva entre o dia 1º e pouco após o meio-dia desta quinta-feira, 23.

O recorde anterior pertencia a setembro de 2023, quando havia sido registrados 568,4 milímetros. Naquele mês, o Rio Grande do Sul também foi atingido por enchentes de grandes proporções, sobretudo na região do Vale do Taquari. Já o maio mais chuvoso até então havia sido em 1941, com 403,8 milímetros.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz teve 322 casas destruídas e outras 3,6 mil danificadas pela enchente

Publicidade

Neste ano, maio já começou em meio às chuvas que provocaram a enchente histórica no município, com prejuízo estimado em R$ 306 milhões. Dias depois, enquanto o nível dos rios ainda não havia se normalizado, um novo evento significativo de chuva atingiu a região. Entre os dias 10 e 12, foram registrados 219 milímetros.

Nesta quinta-feira, 23, os volumes expressivos retornaram. Conforme a estação meteorológica da Rádio Gazeta, entre meia-noite e 12h35 foram registrados 96 milímetros de chuva no Centro de Santa Cruz do Sul. Somente nos últimos 30 dias, os acumulados chegam a 957,1 milímetros.

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil alerta sobre chuvas intensas no Rio Grande do Sul; veja a previsão do tempo

Publicidade

Até quando chove?

Conforme a MetSul Meteorologia, nesta sexta-feira, 24, ainda deverá chover na maior parte do Rio Grande do Sul. Uma massa de ar frio vinda da Argentina ingressará no Estado e provocará quedas nas temperaturas. Na maioria das localidades, a mínima será à noite. Há risco também de rajadas de vento acima de 50 quilômetros por hora em muitas cidades.

O sábado, 25, e o domingo, 26, serão ainda mais frios. Na tarde de sábado, deverá haver sol, embora tenha risco de chuva fraca ao longo do dia. As mínimas no Vale do Rio Pardo deverão ficar entre 4 e 6 graus para as duas madrugadas. No sábado, o vento aumentará a sensação de frio.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.