Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SOLIDARIEDADE

Morador de Santa Cruz faz campanha para cirurgia no olho

Rodrigo está lutando contra o tempo

Um morador de Santa Cruz do Sul está realizando uma campanha para custear o procedimento que pode salvar sua visão. O massoterapeuta e hipnólogo Rodrigo Silveira Dorneles, de 44 anos, luta contra o tempo a fim de arrecadar R$ 20 mil para pagar a cirurgia no olho, que pode evitar uma perda de visão significativa e até cegueira irreversível.

Natural de Cruz Alta, mas autodeclarado um apaixonado por Santa Cruz, Rodrigo tinha apenas 20% de visão em um dos olhos, e há cerca de três semanas acabou sofrendo um descolamento de retina gravíssimo. “Já não tenho boa visão no lado esquerdo desde os 20 anos, quando ficou constatada uma cicatriz bem no centro do olho. E nenhum tratamento ou cirurgia consegue resolver. Mas como sempre tive o outro olho bom, ele sempre compensou essa perda”, conta.

LEIA TAMBÉM: Família pede ajuda para pagar tratamento de bebê com polimalformações craniofaciais

Publicidade

O descolamento de retina aconteceu em um dia normal, quando o massoterapeuta percebeu que a vista direita escureceu. Ele procurou o oftalmologista imediatamente. O médico confirmou o ocorrido e explicou que quando há um alto grau de miopia, como no caso dele, isso pode ocorrer. Rodrigo cancelou as massagens dos clientes e suspendeu as atividades de seu esporte favorito, a corrida. O procedimento deve ser feito o quanto antes, para evitar a piora no quadro. “Sinto dia após dia uma perda de visão significativa, pois o descolamento está no limite, o que pode causar uma cegueira irreversível. E pode acontecer a qualquer momento.” Na cirurgia, utiliza-se um tipo de gás que cola a retina novamente. Apesar de ser disponibilizada pelo SUS, a operação não está sendo feita em caráter de urgência no Rio Grande do Sul. Já em Florianópolis, o equipamento não está em funcionamento, restando apenas a rede particular.

A cirurgia pode ser feita em Venâncio Aires. Rodrigo conta que a ideia de criar uma campanha partiu dos amigos, já que ele estava vendendo pertences e pedindo dinheiro emprestado para o procedimento. “Quero agradecer muito a rede de solidariedade que foi criada. A cada um que, de alguma maneira, está colaborando com todas as formas de amor possíveis”, disse. Ele agradeceu especialmente o apoio da namorada, Cassi. Quem quiser colaborar com a campanha pode doar qualquer valor através do site abacashi.com/p/ajude-o-ro-na-cirurgia, ou via transferência pelo Pix CPF 02525695984.

LEIA TAMBÉM: Morador de Vera Cruz necessita de recursos para cirurgia

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.