Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRICULTURA

Por dentro da Safra: com tempo firme, hora de agilizar tarefas

Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com frio, mas ao menos com clima seco, ao contrário da semana passada, quando persistiu muita umidade em toda a região. Com o tempo firme, foi possível agilizar algumas tarefas nas lavouras, o que agora é importante a fim de deixar tudo preparado para a nova safra. Em nossa propriedade, estamos programando a terceira poda no primeiro lote de 20 mil mudas de tabaco, a segunda no segundo lote e as primeiras podas nos lotes seguintes para a semana que vem. Quando se programa o plantio escalonado, essas fases da produção de mudas precisam ocorrer dessa mesma forma. Vamos também aplicar defensivo pré-emergente nas lavouras para eliminar plantas daninhas, o que requer intervalo de ao menos dez dias de carência antes do plantio. Com isso, começaremos o transplante por volta de 20 de junho em diante, como planejado, devendo finalizar o plantio 40 dias após, no fim de julho ou começo de agosto.

Uma bela propriedade em Camaquã

Na semana passada, estive no Sul do Estado para participar do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores de Tabaco, implantada na Câmara de Vereadores de Canguçu. Uma vez que estávamos por aquela região, eu e o Alan Toigo, meu colega da página Fumicultores do Brasil, visitamos algumas propriedades. Uma foi a do casal Adelmar e Eliane Jacobsen, na localidade de Paraíso, interior de Camaquã, ambos na foto acima. Eles plantarão 60 mil pés de tabaco da variedade 2444 da ProfiGen nesta safra, 30 mil nesse primeiro momento e outros 30 mil nos próximos dias. O casal adquiriu a propriedade na qual mora há sete anos; a área ficara abandonada por cerca de 15 anos, e eles construíram do zero uma excelente estrutura. Agora, iniciaram uma casa nova e produzem todos os alimentos de subsistência, bem como criam animais para seu sustento. Têm uma propriedade que realmente serve de modelo.

Produção de mudas vira fonte de renda

Na mesma viagem, ainda fomos até a propriedade de Andernon Miori e Adely Soares (na foto acima), no município de Chuvisca. A exemplo do que acontece em nossa região, também ainda não estão plantando. Mas se ocupam da produção de mudas para a venda, o que se tornou fonte de renda para eles. A previsão é de comercializar cerca de um milhão de mudas nessa safra, em duas remessas, num total de 24 canteiros. Constataram que neste ano a procura por mudas não foi tão grande em período bem no cedo; só de agora em diante é que deve se intensificar.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.