Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

HISTÓRIA

Prédio do antigo Fórum de Santa Cruz vai abrigar o Museu do Fumo

Foto: Alencar da Rosa

Estrutura centenária é parte do patrimônio histórico

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul trabalha no projeto do futuro Museu do Fumo. O local já está definido: o prédio do antigo Fórum, na Rua Tenente Coronel Brito, esquina com a Borges de Medeiros, no Centro. O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Elstor Desbessel, repassou a informação durante o programa Sala do Cafezinho, na Rádio Gazeta 107,9.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: após autorização, começa a demolição da antiga chaminé da Souza Cruz

De acordo com Desbessel, a conclusão do projeto está prevista para o ano que vem. Até lá, a ideia é ouvir pesquisadores, historiadores e empresas. “Queremos representar, nesse espaço, a história do fumo. Para isso, a gente precisa resgatar todo o contexto das empresas do passado, como começou a produção do tabaco, a criação do nosso distrito industrial, dentre outros temas.”

Para sediar o Museu do Fumo, o prédio será totalmente restaurado. Um processo de licitação vai ser aberto. “Estamos em fase de elaboração e de levantamento de custo, pois restaurar é diferente de começar uma obra do zero. Precisamos ter esse cuidado para também preservar aquele prédio que é histórico”.

LEIA TAMBÉM: Centenário do nascimento de Arno Frantz é destaque no Museu do Colégio Mauá

Sem competição

Ainda conforme Desbessel, o futuro espaço não deve ser confundido com o Museu do Colégio Mauá, localizado na Rua Marechal Floriano e que foi aberto ao público no dia 20 de setembro de 1966. “Não queremos fazer um museu pra competir com o do Colégio Mauá, que tem uma grande história e muitos serviços prestados para a comunidade e visitantes. Nós vamos focar em contar a história do fumo.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.