Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

JOSÉ BOROWSKY

Relembre a história de ajuda aos necessitados da Oase, em Santa Cruz

Casa localizada na Rua Venâncio Aires, perto da igreja, permitiu ampliação do trabalho social e religioso das senhoras evangélicas

Em 17 de junho de 1950, foram comemorados os 40 anos de fundação da Ordem Auxiliadora das Senhoras de Santa Cruz do Sul. A data foi registrada pela Gazeta do Sul. O pastor Kurt Riemann foi o encarregado de relatar a história da entidade.

A precursora da ordem foi a Sociedade de Costuras pró Asilo Pella Bethânia (Taquari). A fundação ocorreu em junho de 1896, por iniciativa das “senhorinhas” Spode, Schreiner, Geske, Schirmer, Koehn, Harth e Hansen (não consta o pré-nome delas). As jovens faziam campanha para angariar dinheiro, tecidos e material de costura. As roupas eram destinadas aos órfãos do asilo.

Gazeta, em 1950, recordou o início das atividades da ordem

Quatro décadas depois, a sociedade deu lugar à ordem, com uma órbita mais ampla. Nasceu com 31 associadas e 9 mil Réis em caixa. Em 1950, das fundadoras, ainda viviam as senhoras Olga Schoenwald, Lydia Hildebrand Thomas, Emilia Sellins, Catharina Schmidt, Amabilia Dreher, Emilia Iserhardt e Alvina Dücker.

Publicidade

A ordem trouxe um grande impulso ao trabalho social. Em setembro de 1925, as mulheres decidiram construir uma sede própria, que também pudesse servir de residência a uma diaconisa. Logo, uma das sócias viajou à Alemanha, onde contratou a diaconisa Paula Berghaus. Ela chegou em janeiro de 1928. Após dois meses, veio mais uma, encarregada das aulas do futuro Jardim de Infância.

As senhoras não paravam. Em 25 de janeiro de 1928, lançaram a pedra fundamental da sede da ordem, ao lado da Igreja Evangélica da Rua Venâncio Aires. Com o prédio foi possível criar o Internato das Meninas, o Jardim de Infância, a residência das diaconisas e a sala de reuniões da Juventude Feminina Evangélica.

Em 1931, a entidade filiou-se à Ordem Auxiliadora da Igreja Evangélica do Rio Grande do Sul. Ao término da duas guerras mundiais, ela enviou vultosos auxílios aos países da Europa que enfrentavam uma grande fome.

Publicidade

Pesquisa: Arquivo de Gazeta do Sul (7/7/1950)

VEJA MAIS TEXTOS DO COLUNISTA JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.