Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PRÓ-CLIMA

Sicredi oficializa doação das estações meteorológicas ao Cisvale

Foto: Nascimento MKT/Divulgação

A assembleia de prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), realizada nesta quarta-feira, 18, em Vera Cruz, marcou a oficialização da doação de seis estações meteorológicas ao Comitê Pró-Clima. A iniciativa do Sicredi Vale do Rio Pardo fortalece as ações de prevenção e adaptação às mudanças climáticas na região.

O termo de doação foi assinado pelo presidente do Sicredi, Heitor Petry, pelo presidente do Cisvale, Gilson Becker, e pelo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Nestor Ellwanger. O gesto simboliza a união entre cooperativa e gestores públicos em prol da proteção das comunidades.

LEIA TAMBÉM: Veja como fica o funcionamento do comércio e dos serviços no feriado em Santa Cruz

Publicidade

As estações meteorológicas integram o conjunto de projetos do Comitê Pró-Clima, que atua em quatro eixos estratégicos. Os equipamentos permitem a coleta de dados em tempo real, fundamentais para o monitoramento de eventos extremos e a tomada de decisões nas áreas de risco.

Durante a assembleia, a diretora executiva do Cisvale, Léa Vargas, apresentou ainda o projeto de instalação de sensores de nível hidrológico em municípios da região, em diálogo com o programa estadual que prevê a instalação de 130 sensores no Rio Grande do Sul.

Barcos darão suporte à Defesa Civil

A reunião também oficializou a compra de sete barcos rígidos, com recursos doados pela empresa JTI. Os equipamentos serão destinados aos municípios com Corpo de Bombeiros e vão reforçar as ações da Defesa Civil. Candelária, Encruzilhada do Sul, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz serão contemplados. A medida amplia a capacidade de resgate e resposta rápida em situações de emergência.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Desde 2008, Câmara devolveu R$ 218 milhões aos cofres públicos de Santa Cruz

Além da compra dos barcos, o consórcio apresentou a proposta que foi aprovada para a contratação de horas-máquinas para execução de serviços de obras e pavimentação, assim como recuperação de acessos em arroios e estradas vicinais.  “Por meio deste edital que será elaborado pelo Cisvale será possível aos municípios contratarem os serviços de forma consorciada, atendendo as necessidades, inclusive em momentos de emergência e calamidade pública”, frisa Léa Vargas, diretora executiva do consórcio.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.