A entidade que representa e reúne os empreendimentos turísticos de Venâncio Aires aprova em assembleia a abertura de processo para tornar o roteiro turístico Rota do Chimarrão marca consolidada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A iniciativa visa garantir o uso oficial e exclusivo da marca local por dez anos ininterruptos, prorrogáveis por iguais e sucessivos períodos. No encontro, que ocorreu no auditório do Sesc de Venâncio Aires, também foi aprovado o novo slogan da entidade: “Caminhos e sabores do Rio Grande”.
Assim, a Rota do Chimarrão fica apta a também para virar patrimônio imaterial. O processo foi repassado a um escritório especializado que deve concluir junto ao órgão federal a solicitação. A presidente da Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim) e secretária-executiva da Escola do Chimarrão, Rejane Rüdiger Pastore, reforçou a importância do projeto para tornar Venâncio Aires ainda mais turística, além de dar a garantia de uso exclusivo da marca em todo território nacional.
LEIA TAMBÉM: Rincão Gaia recebe reunião da Aturvarp para falar sobre preservação e recuperação ambiental
Publicidade
“Nosso objetivo é tornar Venâncio Aires escolhida como destino turístico justamente por ser Capital Nacional do Chimarrão. A intenção é fortalecer o símbolo estadual e local para assim materializar Venâncio Aires ainda mais neste segmento”, destacou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Huttmann, também esteve presente e ressaltou que “o registro da marca Rota do Chimarrão no INPI é um marco de proteção e valorização da cultura e história”. Segundo ele, a marca pode garantir segurança jurídica, reconhecimento nacional e abrir portas para o fortalecimento do turismo e da economia na região.
Publicidade