Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

RECONHECIMENTO

Wenzel toma posse nesta quinta na Academia Rio-Grandense de Letras

Foto: Lula Helfer

Aos 69 anos, Wenzel é autor de nove livros e possui larga trajetória política e na defesa do meio ambiente

Ocorre no final da tarde desta quinta-feira, 22, a posse do escritor e ex-prefeito de Santa Cruz do Sul José Alberto Wenzel na Academia Rio-Grandense de Letras (ARL). A cerimônia será realizada às 18 horas em formato online, por meio da plataforma Webex, e poderá ser acompanhada pelo público geral no Facebook, na página da ARL, pelo link https://bit.ly/3ivKcn6. A apresentação será conduzida pelo paraninfo José Carlos Laitano.

A eleição de Wenzel para a Academia ocorreu no dia 1º de julho, quando foi agraciado com a distinção pelos demais membros para ocupar a cadeira de número 8, do patrono José Teodoro de Sousa Lobo. A partir de agora, o escritor terá de dedicar parte de seu tempo à entidade, participando das reuniões em Porto Alegre e trabalhando para interagir com outras academias e instituições. Em recente entrevista ao repórter Cristiano Silva, da Gazeta do Sul, Wenzel já havia falado sobre essa responsabilidade e sua trajetória na leitura e na escrita, que começou ainda na infância.

LEIA MAIS: José Alberto Wenzel é eleito para a Academia Rio-Grandense de Letras

Ao comentar sobre a expectativa para a cerimônia de posse, nessa quarta-feira, 21, Wenzel disse estar “ansioso” e “gratificado”, relembrando cada livro que leu, cada redação que escreveu e cada pessoa que o aconselhou em sua trajetória. “Também percebo a grande responsabilidade: atender aos estatutos da Academia, zelar pela língua, incentivar a leitura, aprofundar o conhecimento acerca da literatura e escrever sempre mais e melhor”, destacou o escritor.

José Alberto Wenzel tem 69 anos e é natural de Cerro Largo, município localizado na região Missioneira, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Formado em geologia, tem mestrado em Desenvolvimento Regional Tecnoambiental pela Unisc e é concursado da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Exerceu diversos cargos na administração pública, sendo vereador por duas legislaturas entre 1993 e 2000 em Santa Cruz do Sul, onde foi também secretário de Saúde, entre 1997 e 1999, e prefeito, entre 2005 e 2008.

LEIA MAIS: Wenzel sobre eleição para a ARL: ‘Não cheguei até essa distinção sozinho’

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.