Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ideias e bate-papo

Fofoqueiro diplomado

“Seu fofoqueiro!” Estou acostumado com a qualificação que poderia soar como ofensiva. Eu afirmo: 

– Tens razão! Sou um fofoqueiro diplomado e remunerado! – referindo-me à situação de jornalista profissional formado na Unisinos.

Em tempos de radicalização, a ânsia em contar “novidades” transcende o bom senso. Esse comportamento é até compreensível em decorrência da velocidade dos fatos.

Publicidade

A informação envelhece em minutos, tamanha a intensidade dos dias recentes vividos na ilha da fantasia, conhecida como Brasília.

Há séculos que a troca de notícias “informais” – a popular fofoca – é esporte nacional. Esse processo de distribuição de novidades envolve simpatias e antipatias típicas das relações humanas. Se o protagonista do “causo” é uma pessoa querida, é comum minimizar seus erros e exagerar nas qualidades.

A vida é um “telefone sem fio”, uma das brincadeiras infantis mais antigas do mundo. Sentadas no chão, em círculo, as crianças ouvem, ao pé do ouvido, uma frase ou notícias do vizinho, e passam adiante. O último integrante fala em voz alta o que compreendeu e todos caem na risada, tamanho disparate entre uma e outra mensagem.

Publicidade

As revistas de circulação nacional promovem um “telefone sem fio” em dimensões continentais, com consequências devastadoras. Uma delas solapou reputações até então inatacáveis. Cito duas: Ibsen Pinheiro, então presidente da Câmara Federal, e Alceni Guerra, que era ministro da Saúde. Sem falar do episódio da Escola Base, de São Paulo.

Foram dois “escândalos” que soterraram biografias ilibadas que se desmancharam quando a publicação chegou às bancas. Hoje isso se agravou através das redes sociais.

São visões diferentes, conforme a ótica de cada um. Homens, mulheres, jovens, aposentados, autoridades de todas as raças, credos e sexos. Todos “trocam informações” constantemente. Ampliam virtudes, suavizam defeitos, carregam nas cores, alteram detalhes que, no frigir dos ovos, podem transformar heróis em vilões. E vice-versa

Publicidade

Diplomado ou não, o fofoqueiro é um personagem que vive dentro de cada um. Mas que é odiado quando interpretado pelos outros.

(Esta crônica publicada foi em meu blog no dia 30 de março de 2016.)

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.