Enquanto estou cá matutando sobre desenvolvimento regional, presentificam-se observações de meus tempos em Tübingen, na Alemanha. Pude vivenciar como por aquelas plagas se promovem e valorizam bens, produtos e serviços produzidos e ofertados.
Constatei diversos empenhos para enaltecer as iniciativas locais de produção e de serviços oferecidos para atender às necessidades dos habitantes. A promoção daquilo que é produzido no lugar traduz-se na expressão “Von der Region, für die Region”; ou seja: da região para a região. Por trás dela está a união pelo cultivo de produtos, de negócios, do comércio e da cultura local.
LEIA TAMBÉM: Quando se tenta agradar a todos
Publicidade
A expressão também permite entrever que existem fortes relações regionais em favor da valorização de bens e serviços em diferentes áreas, desde os produtos agrícolas, a gastronomia, a cultura local, o turismo e até projetos sociais que valorizam o que evidencia as especificidades regionais. Nesse sentido, conheci também a campanha do Estado de Baden-Württemberg: “Natürlich. VON DAHEIM” – https://vondaheim.de/Startseite – “Natural. DE NOSSA TERRA”, que visa promover as especialidades regionais.
Com ela se reforça que por trás de cada alimento existem pessoas, famílias, produtos, histórias responsáveis pela diversidade do que é cultivado regionalmente. A intenção é valorizar e incentivar a produção e o consumo de bens e alimentos regionais. Essa valorização reforça o pertencimento dos habitantes ao seu lugar de viver, fortalece a aldeia e estimula o cultivo de alimentos saudáveis, fresquinhos, pertinho de casa.
Outra questão é a transparência informativa que encontrei em produtos frescos ofertados em mercados. Além de um enaltecimento daquilo que é regionalmente produzido, deparei-me com mais dados sobre o que se vende. Ilustro: na caixinha de ovos eu encontro informações sobre a vida das galinhas poedeiras: se vivem livres, com espaço para ciscar e recolher nutrientes da terra; quais alimentos lhes são oferecidos… (sabemos que o modo de viver e a alimentação interferem na qualidade do ovo). Em frutas, legumes e outros alimentos frescos, encontro referências quanto a sua forma de cultivo e procedência. Oferece-se, assim, a opção por alimentos próprios da região, por organicamente produzidos ou importados e, nesse caso, de onde procedem e se são orgânicos/Bio.
Publicidade
Aqui me deparo com informações vagas ou inexistentes, em se tratando de frutas ou legumes. Em artigos importados, leio na embalagem o nome de uma localidade e de uma empresa brasileira. Quando, na verdade, foram importados a granel e a empresa importadora apenas embala, reembala, engarrafa no país. O nome do país de origem, quando aparece, normalmente está em letra microscópica.
É obvio que nenhuma região é uma ilha, mas promover transparência, fortalecer a aldeia com incentivo e união em torno daquilo que nela é produzido faz bem para a economia local, favorece o turismo e significa menos produtos vindos de longe. Isso redunda em economia de custos, menos dependência do que vem de fora, rodovias menos congestionadas e, principalmente, em produtos mais frescos e em desenvolvimento mais sustentável.
VON DAHEIM propicia o fortalecimento da identidade regional e o sentido de pertencimento dos habitantes (tanto de produtores quanto de consumidores). Isso é benéfico para a união coletiva, e qualifica a aldeia e a vida dos que nela vivem.
Publicidade