Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Memória

Dom Pedro condecorou colono morador de Linha Dona Josefa em 1860

Dom Pedro II apoiou a vinda de imigrantes europeus

Por ocasião da coluna que tratou dos reflexos da Proclamação da República em Santa Cruz, destacamos o apreço que os imigrantes alemães tinham por Dom Pedro II, deposto em 1889. No Museu do Colégio Mauá, existe uma carta do imperador, assinada em 1860, na qual ele condecorou o colono Thomaz Drachler, morador de linha Dona Josefa (atualmente, interior de Vera Cruz).

Drachler salvou diversas pessoas em uma enchente do Rio Pardinho em 3 de julho de 1860. Em especial, cita a mulher do colono Ehlis. A carta continha uma medalha de Distinção de 1ª Classe que, infelizmente, perdeu-se no tempo. Ela era de ouro e concedida a cidadãos que prestavam notáveis serviços de humanidade.

Carta do imperador faz parte do acervo do Museu do Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul | Foto: Museu do Colégio Mauá

Com o auxílio da diretora do Museu do Colégio Mauá, Maria Luiza Rauber Schuster, transcrevemos o documento, com a grafia original:

“Dom Pedro, por Graça de Deos, e Unanime Acclamação dos Povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpetuo do Brasil. Faço saber aos que esta Minha Carta virem que, Attendendo aos serviços extraordiarios de humanidade que prestou o colono Thomaz Drachler, Inspector da estrada da Linha D. Josefa, pertencente à Colonia de Santa Cruz, estabelecida na Provincia de São Pedro, socorrendo a seus compatriotas, com risco de vida, por occasião da ultima enchente, que houve no Rio Pardinho, e salvando das aguas, no dia tres de Julho ultimo, a mulher do colono Ehlis; e Querendo Dar-lhe huma demonstração do Meu Imperial Agrado por acto tão meritorio, Hei por bem Fazer-lhe Mercê da Medalha de 1ª Classe.
Palacio Imperial do Rio de Janeiro em dezenove de Setembro de mil oitocentos e sessenta, trigésimo nono da Independencia e do Imperio.”

LEIA MAIS COLUNAS DE ZÉ BOROWSKY

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.