Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SANTA CRUZ

Em operações simultâneas contra o tráfico, Draco apreende sementes de maconha

Foto: Cristiano Silva

Em duas operações simultâneas na manhã desta quinta-feira, 23, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) apreendeu uma quantidade de drogas, materiais para embalagem de entorpecentes, aparelhos eletrônicos, anotações referentes ao tráfico e uma arma. Um homem também foi preso. Na primeira diligência, logo às 6h30, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão, expedido pelo Poder Judiciário, em uma residência da Rua Coronel Oscar Jost, na altura do Bairro Avenida.

Em investigação ao longo do último mês, os agentes haviam identificado o local como ponto de venda de drogas. Foram encontrados na casa diversas porções de entorpecentes como maconha e cocaína, além de drogas sintéticas como metanfetamina em formato de cristal, LSD e ecstasy. Um homem de 25 anos disse ser o responsável pela droga.

Também foram localizados materiais para embalagem de entorpecentes, como fitas e tesoura. R$ 150,00 em dinheiro, um HD externo e um celular também foram apreendidos. Os eletrônicos serão periciados após quebra do sigilo. O homem de 25 anos, com antecedente por posse de drogas, foi conduzido até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

Aos agentes, falou que a droga em sua casa era para seu próprio consumo. Após prestar esclarecimentos, foi liberado, pois segundo a Draco, os elementos e indícios coletados até o momento não permitiram a formação de um juízo completo acerca da prática de tráfico de drogas. Seu nome não foi revelado pelas autoridades policiais.

Na residência do Bairro Avenida, chamou a atenção dos investigadores embalagens com sementes de diversos tipos de maconha especificados por nome. A suspeita é de que o homem pudesse iniciar uma plantação futuramente.

Ainda, foram encontradas porções da chamada maconha “camarão”, considerada a mais pura e de valor maior no mercado ilegal. A quantidade de metanfetamina em formato de cristais também foi notada pelos agentes da Draco. Até recentemente, não havia uma reincidência de apreensões desta droga sintética pelas forças de segurança de Santa Cruz do Sul e região. A Polícia Civil busca identificar a origem destes entorpecentes.

LEIA MAIS: Polícia Civil trabalha para identificar origem de drogas sintéticas

Polícia acredita que suspeito iniciaria plantação com sementes apreendidas

No Independência, homem tentou fugir, mas foi detido

Na outra operação, os agentes da Draco cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma residência da Rua João Fuller, no Bairro Independência. Ao chegarem no local, anunciaram a abordagem e um homem tentou fugir, pulando pela janela dos fundos da residência e jogando uma arma para o pátio de uma indústria de gênero alimentício, nas proximidades da casa.

O indivíduo foi capturado e a arma, um revólver calibre 38 municiado, em situação regular, apreendida. Identificado, o homem tem 27 anos e antecedentes por roubo nos municípios de Alvorada, no ano de 2014, e de Cachoeira do Sul, em 2019. Atualmente, cumpria pena restritiva de liberdade, através de monitoramento por tornozeleira eletrônica. A investigação da Draco havia identificado o local como ponto de tráfico de drogas.

Uma porção de maconha foi localizada. Anotações relativas ao comércio de entorpecentes, materiais para embalagem de drogas como fita, tesoura e estilete, e um coldre de polímero também foram apreendidos, assim como quatro telefones, que serão periciados após quebra do sigilo. Na casa alvo da operação, ainda estavam a companheira e a filha do preso. O homem foi levado até a DPPA e reservou-se o direito de permanecer calado e falar somente em juízo. Foi conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul e irá responder por posse de arma de fogo de uso permitido.

Suspeito foi preso e arma apreendida no Bairro Independência

LEIA TAMBÉM: Draco indicia dupla por assalto a motorista de aplicativo

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.