Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

ESPAÇO NOSTALGIA

FOTOS E VÍDEO: coleções administradas em família

Na foto, Maikel e a filha Manuela | Foto: César Machado

Olá! Em tempos de Oktober em Santa Cruz do Sul, descobrimos mais um acervo que combina, e muito, com um dos elementos da Festa da Alegria: beber cerveja, chope ou refrigerante.

Para esta semana, trazemos a história de Maikel Weiss, que iniciou uma coleção de latinhas na juventude, deu um tempo no hábito, mas o retomou com toda a energia mais recentemente.

Não só retomou as coleções (agora assim, no plural) como passou a ter ajuda em família, dos filhos João Marcelo e Manuela. Manu inclusive se esmera em ajudar o papai a organizar as peças.

Além das coleções dos Weiss, recordamos dos antigos aparelhos de TV portáteis, do saudoso videogame Atari 2600 e da coleção que a Coca-Cola lançou na Copa do Mundo de 1982. Vamos nessa?

LEIA MAIS: Espaço nostalgia: uma “garagem” de carrões de encher os olhos

Colecionismo

Em 1995, ainda jovem e solteiro, Maikel Antônio Guterres Weiss iniciou sua coleção de latinhas. Mais tarde veio o casamento com Deise Oliveira de Souza, e depois os herdeiros João Marcelo e Manuela. E aquela coleção iniciada lá na década de 90 ficou na casa dos pais. Lembranças que Maikel conseguiu guardar apenas através do registro de fotos. Mas há dois anos, aquele sentimento nostálgico voltou à tona, quando Maikel estava visitando um amigo e se deparou com uma coleção de garrafas de cerveja.

Desde então, começou novamente suas coleções; isso mesmo, coleções. Agora são garrafas de cervejas, abridores, canetas, placas e latas de Coca-Cola. Dos vários acervos, escolhemos apresentar as latas, pois elas remetem a uma lembrança do nosso colecionador, desde a sua juventude. Atualmente, em seu acervo, já são centenas delas, algumas muito raras, pois são de promoções de décadas passadas. Na organização, Maikel conta com a ajuda de toda a família, mas em especial da caçula Manu. Na hora de limpar, organizar, separar e até mesmo de comprar, Manuela está sempre a postos, para ajudar o pai em algo. Outra coleção à parte que chama atenção, entre tantas latas, é a serie Alfabeto, que está completa.

LEIA MAIS: Moradora de Santa Cruz do Sul já esteve em 58 países e pretende escrever livro

A televisão portátil

Na última semana, nossa região parou de receber o sinal analógico, e a partir de agora recebe só o sinal digital. Para os aparelhos antigos, agora, só adaptando um receptor. Eis que me lembrei dos meus dois televisores portáteis, um muito comum de encontrar nos anos 80. Eles faziam parte do cotidiano de vigias, taxistas, freteiros, e nos acampamentos, pois, além de serem ligados à rede elétrica, também funcionavam com pilhas (baterias). O outro modelo é ainda mais antigo e a válvula era um artigo de luxo. Para a época, quem tinha um televisor já era algo diferenciado; imagine então ele com alças para facilitar a troca de lugar nos ambientes?

LEIA MAIS: FOTOS: uma coleção com a cara do verão que vem aí

Dois modelos de televisores portáteis, na foto acima, com o menor à direita, que era muito usado por vigias, ou em acampamentos;
ambos possuem alças para facilitar o manuseio | Fotos: César Machado

Videogame Atari 2600

Considerado um símbolo cultural dos anos 80, o Atari 2600 foi um fenômeno de vendas no Brasil entre 1984 e 1986, e seus jogos permanecem na memória de muitos que viveram a juventude naquela época. Enduro, River Raid (relembre no vídeo, abaixo), H.E.R.O. eram alguns dos jogos que ocupavam as horas da garotada.

LEIA MAIS: FOTOS: você lembra do Club Social em latinha?

Coca-Cola na Copa do Laranjito, em 1982, na Espanha

A Copa do Mundo 1982, disputada na Espanha, pode até não ter sido nossa, mas com certeza foi uma das seleções que mais encantaram o mundo em todos os tempos. Falcão, Zico, Junior, Sócrates, Éder, Toninho Cerezo e Leandro eram alguns dos nomes que figuraram numa seleção só de estrelas. E foi nesta copa que a Coca-Cola lançou mais uma de suas maravilhosas promoções. Faça os Gols da Copa com Coca-Cola, Fanta e Taí foi mais um impulso para a garotada entrar de vez no clima. Para ganhar um jogador ou um goleiro, você tinha de juntar 10 tampinhas ou 5 tampinhas para ganhar uma cartela com os times da copa. Depois, era só formar sua seleção e brincar!

LEIA MAIS: Espaço Nostalgia: comunicador coleciona aparelhos de som e antiguidades

LEIA MAIS: FOTOS: aposentado tem uma coleção digna de figurar em cartão-postal

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.