Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

ESPAÇO NOSTALGIA

FOTOS: já em clima de Oktober, uma coleção de bolachas para copos de cerveja

Olá! Outubro está logo ali, no depois de amanhã, literalmente! E com o mês chega a… Oba! Oba! Oba! Oktober! Tempo de festa e de alegria, de curtir a cultura e as tradições alemãs.

Como, por exemplo, o hábito de saborear uma boa cerveja ou um bom chope. O período pode até ser marcado pela necessidade de prevenção à Covid-19, mas isso não nos impede de confraternizar.

Pensando nisso, selecionei do meu acervo vários modelos da minha coleção de bolachas de copos de cerveja, que praticamente levam a um passeio pelo mundo, remetendo a marcas, temas e países.

E ainda convido a recordar dos tradicionais álbuns de fotos impressas de outros tempos, do Cine Show Disney e de uma promoção da Mirinda. E, claro, temos ainda dois contatos de leitores!

LEIA TAMBÉM: FOTOS: uma coleção com a cara do verão que vem aí

Colecionismo

Já falamos tanto em bebidas aqui no Espaço Nostalgia, já mostramos canecos, garrafas, abridores… Bem, hoje, quero apresentar a vocês minha coleção de bolachas de cerveja. Talvez você, leitor, neste momento esteja pensando: “Mas esse rapaz coleciona de tudo?” Pois é, certo dia chegou na minha loja um moço com muitas coisas antigas para me vender, algumas interessantes, outras nem tanto. Depois que realizamos as negociações, ele me pediu um instante para ir ao carro pegar algo.

Fiquei curioso e espiei pela porta. Foi quando veio com um quadro e me disse: “Esse é um presente de colecionador”. Eram várias bolachas de cerveja, um item pronto para decorar o espaço do churrasco. Minha felicidade foi tanta que meu sorriso estava lá nas orelhas. Aí, depois daquele dia, toda vez que vou tomar um chope ou um amigo lembra do meu hobby, lá se guarda mais uma bolacha. Hoje, são centenas. Para esta reportagem até colei algumas na parede, mas guardo todas elas bem armazenadas.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: você lembra do Club Social em latinha?

As fotos e seus álbuns

Santa Cruz do Sul comemorou nessa terça-feira, 28, 143 anos de emancipação. E foi pelo aniversário que veio a vontade de lembrar deles: das fotos e dos álbuns de fotografia. Talvez para essa nova geração, tirar uma foto e guardar no celular ou na nuvem seja apenas mais um recurso que a tecnologia nos presenteia hoje. Mas houve épocas em que tirar uma foto envolvia pensar na melhor pose, no melhor ângulo ou no melhor momento.

Saíamos munidos com rolinhos de filmes, de 12 ou 24 poses, ou fotos. Isso mesmo: nós não tínhamos fartura e ainda, às vezes, tínhamos o infortúnio de perder algumas imagens. Mas tirar fotos naquela época era valorizar o momento e, depois de revelar o filme, escolher um álbum bem bonito para apresentá-las a amigos ou parentes que vinham tomar um chimarrão conosco.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: aposentado tem uma coleção digna de figurar em cartão-postal

Coisa de cinema

No início da década de 1980, a Estrela lançou o Cine Show Disney, um superprojetor com 16 historinhas dos personagens Disney. O cineminha funcionava da seguinte forma: você colocava os slides no projetor, e, ao ligar, uma luz refletia neles; conforme se ia puxando o slide, a historinha ia se formando.

LEIA TAMBÉM: Espaço Nostalgia: comunicador coleciona aparelhos de som e antiguidades

Corre-Corre Mirinda na década de 80

A década de 80 realmente era genial. E a Mirinda e outros refrigerantes da linha Pepsi, juntamente com a turma do Looney Tunes, movimentaram as manhãs e as tardes da garotada. Para descolar um tabuleiro, você tinha de acionar os representantes ou revendedores. Já para adquirir os personagens, bastava beber um refrigerante da marca e verificar no verso da tampinha qual era o personagem. Ao todo, eram 10 personagens. Ganhava o jogo quem chegasse primeiro na toca do Pernalonga.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: venâncio-airense coleciona almanaques de farmácia

Contato dos leitores

Depois da edição mais recente do Espaço Nostalgia, a leitora Sônia Kist enviou a seguinte mensagem, com a foto abaixo em anexo: “Bom dia, amigo! Ao ler a tua simpática coluna, lembrei dos ferros de passar. O grande na foto era do meu avô, que foi alfaiate, e o pequeno, da mãe. Não sei como aguentava o peso.”

LEIA TAMBÉM: FOTOS: André Guedes guarda mais de 350 camisetas de clubes

Sônia enviou uma foto dos ferros de passa

Motivado pelo tema dos carros em miniatura da edição de 15 de setembro, o jornalista Ricardo Düren, da Gazeta do Sul, escreveu: “Oi, César! Fiquei impressionado com o teu Cadillac rosa, no Nostalgia. Tenho um parecido.” E enviou a foto.

Ricardo Düren enviou para a seção a foto do seu Cadillac Eldorado, do qual lembrou em função do Espaço Nostalgia publicado no dia
15 de setembro

Contribua!

Para participar da nossa coluna, você pode remeter e-mail para [email protected] ou enviar Whats para (51) 99606 3507. Assim você nos conta de qual quadro quer participar, com sugestões.

LEIA OUTROS CONTEÚDOS DO ESPAÇO NOSTALGIA

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.