Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

MEMÓRIA

Gasolina na bomba

Há poucos dias, leitor nos encaminhou uma fotografia da inauguração da primeira bomba de gasolina de Santa Cruz do Sul, em 1927. Ela ficava na esquina do Quiosque. A imagem foi captada pelo antigo fotógrafo Guilherme Kuhn.

A bomba pertencia à empresa Hennig & Mailaender, que se situava na esquina em frente (hoje Edifício Tipuanas). Antes dela, os proprietários de automóveis estocavam gasolina em galões, em casa. Com o tempo, outras foram instaladas, na frente do antigo armazém KellerNiedesberg (na Rua 7 de Setembro esquina com Venâncio Aires) e em frente ao armazém de Albino Haar (Carlos Trein Filho esquina com a Capitão Fernando Tatsch).

No mesmo dia em que recebi a foto histórica, por feliz coincidência, encontrei no arquivo da Gazeta do Sul de 26 de julho de 1972 o obituário de Antônio Moncini, que foi a primeira pessoa a atender os motoristas que iam abastecer na esquina do Quiosque. Ele é descrito como a figura mais popular da cidade na época.

Conhecido por Chapelin, era natural da Itália e deixou seu país, ainda jovem, para conhecer o mundo. Extrovertido e afável, tinha uma voz de tenor e cantava em teatros e circos. Chegou a Santa Cruz no início de 1927, como vendedor de balões de gás, e acabou ficando. Casouse com Julieta de Oliveira e faleceu aos 93 anos.

Ótimo cozinheiro, Moncini estava sempre reunido com os amigos, cozinhando, cantando e contando histórias. Gostava de frequentar o balneário na confluência dos rios Pardo e Jacuí, em Rio Pardo. Foi groupier e ficheiro nas mesas de roleta do antigo Café Carioca, que ficava na Rua Marechal Floriano (ao lado da Hoffmann-Spode).

O italiano foi amigo do escritor Viana Moog que, por dois anos, residiu em Santa Cruz, no antigo Hotel Hübner (onde hoje é o Banco do Brasil). Inclusive, teria sido imortalizado no romance Um rio que imita o Reno com vocábulos que costumava usar no dia a dia.

LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.