Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

CAPACITAÇÃO

Moradoras dos loteamentos Mãe de Deus e Santa Maria concluem curso de design de sobrancelhas

Foto: Guilherme Neuhaus/Secom

A entrega de certificados do curso de design de sobrancelhas para uma turma de cinco moradoras dos loteamentos Mãe de Deus e Santa Maria marcou o encerramento do trabalho técnico social conduzido pela Unisc junto às famílias contempladas com moradias em ambos os residenciais. O ato ocorreu na manhã desta segunda-feira, 16, no Cras Beatriz Frantz Jungblut, com a presença da prefeita Helena Hermany, do secretário de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Everson Carvalho de Bello, de servidores da prefeitura e de representantes da Unisc.

As aulas iniciaram em março deste ano e foram concluídas neste mês, perfazendo um total de 42 horas de capacitação. Além dos certificados, as concluintes ganharam também sacolas contendo materiais para começarem a trabalhar por conta própria. Durante o ato, a safreira Tereza Carolina Custódio, de 25 anos, moradora do Mãe de Deus desde agosto do ano passado, casada e mãe de um filho de seis anos, era só gratidão ao receber o certificado. “Se não abrissem esta oportunidade, eu não teria condições de pagar um curso”, revelou.

LEIA TAMBÉM: Acessuas Trabalho forma nova turma em Santa Cruz

Tereza contou que chegou a se inscrever em um curso particular, pagou a matrícula e a primeira mensalidade, mas ao saber quanto dinheiro gastaria com os materiais, desistiu de frequentar as aulas, já que não teria recursos para arcar com a despesa. Cheia de iniciativa, ela já fazia a sobrancelha de amigas e de familiares, porém com a formação concluída pretende ir cada vez mais longe. “Tenho diploma, agora ninguém me segura”, comemorou ela.

O mesmo entusiasmo era sentido pela dona de casa Taline Ingrid Rodrigues, de 32 anos. Moradora do Santa Maria, ela é chefe de família e vive no residencial com dois filhos, uma menina de nove anos e um adolescente de 16. Embora já tenha feito outros cursos por conta própria, não havia conseguido aprender o desejado e saiu insegura. “Eu trabalhava de noite e de dia fazia o curso, mas a professora não tinha paciência de ensinar, por isso não consegui avançar e vi que precisava saber mais. Agora aprendi direitinho e agradeço por isso”.

LEIA TAMBÉM: Projeto escolar apresenta o universo dos pássaros às crianças de Vera Cruz

A prefeita Helena Hermany, ao prestigiar o encerramento das atividades, afirmou que o melhor trabalho social é aquele que qualifica as pessoas para que elas conquistem independência financeira. “É o melhor que podemos fazer pelas pessoas, dar a elas instrumentos para que possam tocar suas vidas com independência e dignidade, para que elas tornem-se protagonistas, tenham seu próprio dinheiro e possam assim realizar o que almejam”, disse.

Contratada pela Prefeitura, a Unisc executou o projeto Trabalho Técnico Social, financiado com recursos da Caixa Econômica Federal (CEF). O trabalho iniciou em 2019 com outras ações, porém a parte de formação voltada a mercado de trabalho começou a ser gestada durante as Feiras da Cidadania em 2021. Os cursos foram selecionados de acordo com o interesse das famílias, a partir de entrevistas feitas com os próprios moradores acerca de emprego e geração de renda. Buscou-se atender prioritariamente pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, com baixo grau de instrução e oriundas de áreas degradadas. Participaram dos cursos cerca de 150 pessoas.

LEIA TAMBÉM: Moradores dos loteamentos Viver Bem e Santo Antônio realizam formatura

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.