Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

TRIBUNA

Nas ruas

O PSD de Santa Cruz sacramentou nessa semana a indicação do vereador Luís Ruas para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. Pressionado a ter um candidato local para fazer dobradinha com o deputado federal Danrlei, a sigla discutia se o indicado seria Ruas ou o também vereador Licério Agnes. O fato de Ruas estar no terceiro mandato e ter sido o vereador mais votado da legenda em 2020 pesou a seu favor. O lançamento oficial está previsto para os próximos dias, com a presença de Danrlei e Ana Amélia Lemos.

Não deu

Outro fator que atrasou a definição do candidato do PSD foi a expectativa do partido de ganhar uma secretaria no governo Helena. Até agora, no entanto, Helena não tem planos de incluir a sigla, onde estão alguns desafetos de seu grupo, no primeiro escalão.

Ele não

Integrantes do governo Helena estão cada vez mais incomodados com o vereador Carlão Smidt (PSDB). Embora o PSDB integre a base, Carlão não é mais visto como um aliado. Na sessão desta semana, o tucano foi à tribuna para apoiar uma crítica da oposicionista Nicole Weber (PTB) à falta de PPCI nas escolas municipais. Foi interrompido pelo líder de governo, Henrique Hermany (PP), que alegou que ele não poderia trazer o assunto no espaço da ordem do dia, e os dois chegaram a discutir.

Faz tempo

O afastamento entre Carlão e a base, porém, não é de hoje. No fim de março, após ser o único vereador governista a votar contra a assinatura do aditivo contratual com a Corsan, Carlão foi retirado por Henrique do grupo de WhatsApp da base aliada.

Atalho

O líder de governo, Henrique Hermany (PP), quer incluir na reforma do Regimento Interno da Câmara uma flexibilização da regra referente às votações em regime de urgência. Atualmente, para que um projeto do governo possa ser levado a votação sem cumprir a tramitação mínima regular, é preciso a assinatura de todos os líderes de bancada. Uma emenda de sua autoria reduz para dois terços. Na atual configuração do Legislativo, seria possível levar um projeto ao plenário sem anuência da oposição.

LEIA MAIS COLUNAS DE PEDRO GARCIA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.