Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SANTA CRUZ 40 GRAUS

Onda de calor: temperaturas sobem ainda mais no fim de semana

Foto: Rafaelly Machado

Sorvete é uma das formas de amenizar a sensação de calor na área central de Santa Cruz

O verão chega, os termômetros sobem e os comparativos surgem, em especial quando a região alcança temperaturas atípicas para uma área de clima subtropical, como o Sul do Brasil. Nessa quinta-feira, 13, à tarde, a Estação Meteorológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) apontava 36,4 graus, com umidade de 33%, o que requer atenção. Nesta semana, no entanto, Rio Pardo e Encruzilhada do Sul marcaram umidade de 12%, bem abaixo do registrado em Calama, no deserto do Atacama, que teve 21%.

As altas temperaturas, de acordo com a MetSul Meteorologia, devem persistir no Rio Grande do Sul e nos países vizinhos do Brasil, como Argentina e Uruguai. A umidade, porém, deve subir, o que é mais saudável, mas gera maior desconforto térmico, dando sensação de abafamento inclusive nas madrugadas.

LEIA MAIS: Região deve ter calor histórico neste fim de semana; procura por ar-condicionado cresce

A meteorologista Estael Sias destaca que a onda de calor entra na fase mais extrema, com a expectativa de recordes das máximas. Rivadavia, na Argentina, chegou a 45 graus. Os municípios do Oeste gaúcho acompanham essa elevação, enquanto a grande Porto Alegre e os Vales ficam no entorno dos 40 graus, tendo o máximo de calor no fim de semana.

Com números tão altos, a solução é buscar alternativas para minimizar a sensação. No centro de Santa Cruz do Sul, com o termômetro marcando 34 graus na sombra, o sorvete foi uma opção. É o caso da família Lopes, de Capela dos Cunha, Passo do Sobrado. Lisandra e Humberto e a filha Érica aproveitaram a viagem, feita para adquirir o material escolar da menina, para tomar sorvete e muita água mineral. “Na roça a gente só tem a sombra, água fresca e melancia”, brinca a mãe.

LEIA MAIS: Defesa Civil de Santa Cruz emite alerta sobre onda de calor

Ela conta que a pequena, de 9 anos, aproveita o açude da propriedade, mas a tendência é de que logo termine a brincadeira, porque o nível também já está baixando. “Mais se suja do que refresca, mas pelo menos aproveita a água”, arremata.

A plantação de tabaco dos Lopes já foi colhida, mas Lisandra solidariza-se com os vizinhos, que ainda não terminaram. “Quem ainda não colheu está sofrendo muito com esse sol tão forte”, ressalta. A próxima semana, de acordo com a MetSul, deve registrar chuva, mas em pequena quantidade. Começa no sábado e segue até quinta-feira. Apenas sábado e na quarta-feira, deve ultrapassar os 4 milímetros. A temperatura, no entanto, segue nas alturas. A mínima da semana tende a ser verificada nesta sexta-feira, 14, (de 19 graus) e a máxima (de 44 graus) na quarta-feira.

LEIA MAIS: Economia de energia: veja dicas para poupar durante o verão

A pedida são os alimentos leves

Gerente de sorveteria na Rua Marechal Floriano, Alfredo Roese diz que muita gente usa o sorvete como forma de se refrescar. “Alguns pegam o expresso, que é bem gelado e cremoso, outros preferem o buffet”, explica. Acrescenta que os sucos também estão em alta.

Além dos produtos doces, a empresa disponibiliza sanduíches naturais, que têm chamado a atenção dos clientes. É uma forma de substituir alimentos quentes e mais pesados pelos leves e frios. “Muitos vêm ao meio-dia, aqui, e aproveitam o sanduíche para almoçar. Acrescentam um suco refrescante e assim minimizam o calor”, ressalta.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz reforça pedido para que população economize água

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.