Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

JOSÉ ALBERTO WENZEL

Palavras úmidas

No sábado pela manhã, após a posse oficial dos novos integrantes da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, a presidente Marli Silveira disponibilizou a palavra aos presentes. Quase atropelando a manifestação do colega Romar Beling, comecei a falar. Ao tentar fazer uma correlação dos acadêmicos com o patrono de cada cadeira, me faltou exatamente a palavra “patrono”. Fui socorrido pelos colegas e, assim, consegui me somar às boas-vindas a Eunice Gai, Dulce Hohgraefe e Cassionei Petry. Todavia, já na calçada, em frente ao Café Dona Boleira, palco das posses, após pagar o café à dona Leila, não foi apenas o breve intervalo, generosamente ofertado pela chuva, que me fez andar às pressas. Me pareceu que era preciso correr atrás das palavras. O que acontecera? Por um momento quis voltar e repetir o gesto de acolhida. Melhor seguir, repensei. Sei que todos me compreenderam, até porque, antes de acadêmicos, nos irmanamos como colegas de letras. Também a Vera tentou me animar: “pode-se falar de muitos jeitos, até com o silêncio”.

LEIA TAMBÉM: Verde novo: “Plátano da paz”

Estarão as palavras faltantes querendo dizer alguma coisa? Logo as palavras, a quem tanto prezo e cultivo. Delas faço meu amanhecer, com elas declino o dia e junto a elas faço meu leito. Preciso pensar e escrever sobre isso. Pode ser uma boa saída; por certo vou precisar das palavras das outras pessoas, que falarão também por mim. Ou seja, vamos nos tornando dia a dia mais necessitados do coletivo. Prevejo pesquisar e escrever mais, e falar sabendo que vez ou outra, alguma lacuna se fará parceira. Dizer que é coisa da idade seria simplificar demais. Prefiro imaginar que seja um chamado para o aprimoramento da própria fala e de valorização da escrita. Sim, Fragilidades Fortificam!

Publicidade

Não pude deixar de lembrar de uma frase do João Guilherme Wetzel, que seguiu em frente faz poucos dias. Quando me perdia no campo ou me demorava na descrição de alguma feição geológica, ele não poupava: “como geólogo tu és um bom escritor”. Isso já fazia parte de nosso quotidiano das saudáveis brincadeiras. Que saudades do João, amigo e colega dos tempos de curso, trabalho e sonhos. 

LEIA TAMBÉM: O que é ser naturalista?

Aplausos, João Guilherme!

Chega o tempo em que as pressas desaparecem, antigas e recentes importâncias desinportam, despedidas irmanam, lágrimas orvalham, estrelas enraízam, rochas nebulizam, causas valorizam, “eus” coletivizam e se descobre o paradoxo da vida: a morte não separa; aproxima e congrega. 

Publicidade

Inteligência Ambiental – IA

Quando entenderemos a linguagem da natureza, que nos fala o tempo todo? Nos desconectamos a tal ponto daquilo que nos constitui essencialmente que não estamos aproveitando as oportunidades de nos compreendermos e interagirmos enquanto seres que convivem simbioticamente com todas as demais existências. Não há soluções individuais. Ao nos buscarmos no espelho insistimos no personalismo, no individualismo, quando são os universos que nos permitem a coexistência. Existiríamos sem o sol, sem a chuva, sem o ar, sem as rochas, sem as demais criaturas, sem nossos ancestrais, sem solidariedade e altruísmo, sem as lágrimas de dor e felicidade que nos congregam? 

LEIA TAMBÉM: Folhetim: Ninhos

Bem-Vinda Valesca de Assis

Quinzenalmente, a partir deste sábado, teremos a oportunidade de usufruir da escrita da Valesca, que se soma aos colegas colunistas da Gazeta do Sul. Bem- vinda!

Publicidade

Rotary Club Santa Cruz do Sul

Estimados e generosos rotarianos, muito obrigado pela concessão do título de Sócio Honorário. Agradecimento, por certo, compartilhado pelos demais agraciados. Ao empossado presidente Rodrigo Kunrath e equipe diretiva, votos de êxito na gestão 2025/2026.

9 de julho

Na próxima quarta-feira, 9, às 16 horas, na sala de reuniões da Secretaria do Planejamento, teremos reunião pública do Conselho Municipal de Gestão Socioambiental.

LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ ALBERTO WENZEL

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.