Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos esta semana com tempo firme, com sol, mas também com frio e vento muito gelado. É um clima típico de inverno, justamente quando essa estação mal se iniciou, e que não tivemos ao longo de todo o outono. Na semana passada, registramos chuva muito volumosa em toda a região. Aqui em nossa propriedade, até perdemos a noção de quanto choveu, pois pela manhã o medidor estava simplesmente transbordando. Foi muito além de 300 milímetros, o que é muita água.
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: depois do sol, volta a chuva?

Início do plantio fica para a próxima semana
Pelo nosso planejamento inicial, esta seria a semana em que iniciaríamos o plantio do tabaco. Mas a forte chuva da semana passada e esse frio intenso nos levaram a mudar os planos. Começa que ainda estamos com o adubo estocado no galpão, como se pode ver na foto acima. E que bom que assim acontece. Se tivéssemos nos antecipado e distribuído ele na lavoura, com a chuvarada da semana passada boa parte dele teria sido perdida. Ou seja, foi providencial acompanhar a previsão do tempo e aguardar pelo momento mais propício. Ao longo desta semana, se o tempo seguir firme, então sim vamos aplicar o adubo, e quem sabe na semana que vem começar o transplante das mudas. Que, nesse momento, seguem bem protegidas, e com cuidado redobrado, nos canteiros.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Safra: sol depois da forte chuva

Recebemos visita de comitiva do Paraná
Na semana passada recebemos em nossa propriedade a visita de comitiva de lideranças, autoridades e produtores rurais do Paraná que estiveram na região (foto acima). Eles vieram em missão ao Vale do Rio Pardo para conferir de perto como está o processo de classificação e compra do tabaco na propriedade, um modelo que também está em regulamentação naquele Estado. Aqui em casa, pude conversar com eles e buscar tirar dúvidas que apresentaram, pedindo minha opinião de produtor. A reunião foi acompanhada por orientador, classificador e transportador do produto junto à Philip Morris Brasil, empresa da qual sou integrado.
A viagem a Agudo acabou sendo adiada
Na coluna anterior, mencionei que pretendia fazer visita a uma propriedade rural em Agudo, mas as fortes chuvas que levaram à interrupção do tráfego na RSC-287, entre Novo Cabrais e Paraíso do Sul, motivaram o cancelamento dessa agenda. Aqui em casa não chegamos a maiores transtornos por causa da chuva, mas em toda a região houve muitos contratempos, no campo e na cidade.
Publicidade