Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

EMPREENDEDORISMO

Projeto promove o mapeamento do ecossistema local de inovação de Santa Cruz

Os ecossistemas de inovação do Rio Grande do Sul possuem um novo modelo de atuação, gestão e monitoramento, que leva em conta o nível de maturidade específico de cada local em que o programa é desenvolvido. Em Santa Cruz do Sul, a iniciativa começou em setembro de 2020. Foram realizadas 39 entrevistas com diferentes entidades e empresários do município, levantamento de dados de Business Intelligence (BI), e a realização de quatro workshops para mapear o ecossistema local de inovação do município. “A partir dos dados adquiridos e a análise das informações, foi possível avaliar as vertentes que compõem o Ecossistema Local de Inovação do município, e com base nesses dados organizar um plano de desenvolvimento para a consolidação do Ecossistema”, destaca a analista de articulação de projetos do Sebrae RS, Claudia Regina de Souza Kuhn.

As áreas mapeadas com potencialidades Científico-Tecnológicas que promovem inovação em setores estratégicos de Santa Cruz do Sul são a Cadeia do Agronegócio, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Saúde, Mecânica e Automação. O próximo passo são reuniões de desdobramentos e execução das ações planejadas diretamente com os empresários locais. “A ideia é contribuir para impulsionar a economia do município, estimulando o ambiente empreendedor, empresarial, de inovação e de educação. Através do projeto, reunimos diferentes possibilidades para mobilizar toda a cadeia produtiva”, destaca a analista.

LEIA MAIS: Projeto do Sebrae vai mapear ecossistema de inovação em Santa Cruz

A partir de agora os próprios empreendedores começam a usufruir e a executar as proposições definidas como prioridades no Mapeamento, realizado pelo Sebrae RS e monitorado pela Fundação Certi. Como é o caso da DokaLab CX, que leva soluções prontas para as principais necessidades de empresas. Se uma empresa precisa de um sistema de irrigação para o solo, a DokaLab une e integra diferentes pequenos serviços de startups para entregar a solução de uma forma única. “Não ter um ecossistema formado é um problema. Assim, precisamos acionar os ecossistemas de outros lugares, como Caxias do Sul, São Paulo, entre outros. Sentimos a necessidade de nos conectar a programas mais consolidados. Esse projeto vem solucionar e nos ajuda a unir as empresas locais e, através dele, passaremos a olhar para soluções de dentro do município”, destaca o CEO e mentor na DokaLab CX, Rogério Pereira.

LEIA TAMBÉM: Câmara de Arbitragem da ACI inicia atividades

Sobre o Ecossistema Local de Inovação

O projeto Ecossistema Local de Inovação tem como base a metodologia desenvolvida pelo Sebrae PR em parceria com a Fundação Certi e começou a ser implementado no RS em setembro de 2020 e se estende em 2021 em nove municípios: Caxias do Sul, Santa Maria, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Alegrete, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Ijuí, que foram escolhidos para a realização do trabalho pelo seu potencial de inovação e por serem cidades polos em suas regiões.

A iniciativa parte da vocação econômica e do potencial tecnológico de cada município e conta com uma pesquisa sobre o que é produzido de conhecimento pela comunidade acadêmica da região. Com isso, é possível identificar os setores e o potencial de geração de inovação nos municípios. Durante o projeto, são identificados quatro setores com potencial de alavancagem e incremento do nível de maturidade. O diferencial do método de trabalho executado é partir de um conjunto aprofundado de dados dos municípios e dos setores com potenciais de inovação para, então, traçar todo o plano de trabalho e priorização de projetos transformadores. O objetivo do Sebrae é promover a aceleração e o desenvolvimento profundo da inovação nesses municípios.

LEIA MAIS: Especialista dá dicas de empreendedorismo para o público feminino

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.