Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

contraponto

Sigilos indecorosos

“O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União protocolou uma representação para que o governo suspenda imediatamente a restrição de acesso a cerca de 16 milhões de documentos sobre convênios, obras públicas, repasses e emendas parlamentares (orçamento secreto) que foram retirados do ar. A restrição impede também o acesso na íntegra de acordos que somam mais de R$ 600 bilhões em recursos da União, de acordo com dados do Portal da Transparência.” (Fonte: O Globo)

É muita ironia e relatividade. Acabar com os sigilos governamentais foi uma das veementes promessas de Lula. Porém, compreensível a contradição. Afinal, além de escândalos e de cartões corporativos, acrescente-se os périplos da incansável e insubmissa protocolar primeira-dama!

Atestados médicos à venda

Publicidade

Belo Horizonte. Embora em curso um inquérito policial, não restou esclarecido o vídeo (ver na internet) de um carro com alto-falante anunciando a venda de atestados médicos, ao preço de R$ 50,00 cada.
O inédito anúncio público e em alta voz é mais um entre tantos casos, ainda que a maioria silenciosa e diária, que confirmam o nível e a diversidade da desfaçatez e da “cara-dura” que assombram a nação.

Oobah Butler

Vale ler sobre essa experiência (em 2017!!!) do inglês Oobah Butler (1992). Acesse o link e procure a opção traduzir: https://creators.yahoo.com/lifestyle/story/man-creates-fake-restaurant-and-hits-1-in-london-164810981.html.

Publicidade

O caso. Depois de frequentemente “vender avaliações positivas” (falsas, lógico!) sobre serviços e atendimentos de restaurantes e hotéis, e perceber que essa técnica e tática era comum em vários outros ramos de empreendimentos, desenvolveu uma ideia/experiência excepcional: criar um restaurante falso.
Criou um perfil nas redes sociais e adotou um telefone pré-pago. E passou a divulgar imagens de pratos apetitosos (artificiais) nomeados com nomes inspiradores, tais como “luxúria, empatia, contemplação, amor, conforto e alegria”.

Com o apoio e a divulgação de alguns amigos, o seu restaurante – The Shed at Dullwich – rapidamente tornou-se famoso, a ponto de atrair a atenção de plataformas tipo Tripadvisor.

Todos os telefonemas de clientes interessados tinham como resposta que as reservas estavam esgotadas por semanas e semanas. E quanto mais negava reservas, mais famoso e procurado se tornava o restaurante.

Publicidade

Em síntese: é uma evidente e precursora demonstração bem-sucedida do quanto o “mundo digital” pode conter fatos e histórias inventadas, manipuladas, distorcidas, ao gosto e na proporção dos objetivos dos autores.

Podem ser casos de sucesso, de fracasso, de personalidades, de governos, etc. Exemplos não faltam. E “vítimas” também não. Ou seja, continuamos sem aprender a administrar a nossa curiosidade e a nossa insensatez.

LEIA MAIS TEXTO DE ASTOR WARTCHOW

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.