Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Caderno Elas

Soluções de organização: dicas para deixar sua cozinha bonita e funcional

Foto: Rafaelly Machado

Uma cozinha nova é uma tela em branco para soltar a criatividade

Cozinha bagunçada é o terror de qualquer cozinheiro – mesmo entre os que colocam a mão na massa de forma mais esporádica. Ainda assim, é mais comum do que imaginamos encontrar essa área da casa sem nenhuma organização, com potes e panelas perdidos e alimentos todos misturados no armário. Para dar fim à desordem, é preciso investir pesado em uma primeira arrumação, que depois só precisará ser mantida. Se esse pontapé inicial te assusta, o primeiro passo é respirar fundo!

LEIA TAMBÉM: Elas indicam: dicas de organização

O ambiente dos sonhos já começa na idealização do espaço – e nada melhor, neste caso, do que traçar as linhas de cada cantinho da sua cozinha. “Os móveis planejados vão garantir a otimização de todos os espaços e, o mais importante, vão variar de acordo com as necessidades de cada cliente”, comenta a gerente comercial da D’Home Italínea, Aline Barbosa dos Santos. A personalização é um ponto-chave: “Praticidade e funcionalidade são aliados com beleza, elegância e soluções inteligentes de organização, fazendo deste cômodo um ponto de destaque na casa.” Uma cozinha nova é uma tela em branco para soltar a criatividade!

Aline: móveis planejados garantem espaço otimizado | Foto: Rafaelly Machado

1º passo – Planejamento

Pense na cozinha dos seus sonhos e planeje. Do móvel aos potes de mantimentos, cestos, aramados, acrílicos. É importante planejar ou estudar o espaço, para aproveitá-lo da melhor forma possível. Neste passo, a cozinha planejada soluciona vários detalhes. Depois, anote tudo de que vai precisar quando se fala em acessórios para a organização e vá às compras.

2º passo – Limpeza

Com os produtos novos à mão, não tem como escapar: é hora de tirar todas as coisas dos armários. Use uma mesa ou bancada para acomodar todos os itens. Se o móvel a ser organizado for novo, está pronto para o próximo passo. Do contrário, use um pano úmido com água e detergente neutro, álcool ou sua mistura de preferência para limpar bem cada cantinho do móvel.

LEIA MAIS: Elas indicam: dicas caseiras que facilitam a vida

3º passo – Categorização

Com os itens visíveis, separe os alimentos, potes, panelas e utensílios em categorias. Revise o planejamento do lugar em que cada setor vai ficar e junte o que forma cada categoria, de maneira ampla, como separar limpeza de alimentos, e específica, unindo enlatados, lanches, temperos, etc. Lembre-se de que os espaços precisam fazer sentido na sua rotina: coloque em áreas mais acessíveis as coisas que utiliza com mais frequência, e assim por diante.

4º passo – Armazenamento

Hora de colocar os produtos novos para jogo. Os potes de mantimentos vão receber cada alimento, os cestos de organização vão acomodar os respectivos itens etc. Abuse das etiquetas, que vão ajudar a manter as categorias organizadas no futuro. Uma dica importante para alimentos: recorte dos pacotes originais as datas de validade e cole embaixo de cada recipiente.

5º passo – Organização

Uma das partes mais satisfatórias é preencher os armários e as gavetas novamente, desta vez organizadinhos. Use o planejamento inicial e distribua os potes, cestos e divisores, lembrando que nunca é tarde para melhorar algum aspecto que você identifique não estar tão funcional assim. Ao final, dê uma olhada geral e admire sua organização!

Cozinha planejada é pensada de acordo com as necessidades de cada cliente | Foto: Rafaelly Machado

LEIA TAMBÉM: Planejamento e organização são fundamentais para acabar com as dívidas

Dica de série: The Home Edit

Os apaixonados por organização vão amar a série The Home Edit. A produção acompanha a empresa de Clea Shearer e Joanna Teplin, organizadoras profissionais. Entre os clientes, estão anônimos e famosos. A série já tem duas temporadas, disponíveis na Netflix.

Dicas práticas e inspiração

Despensa

Foto: The Container Store/Instagram

Na área onde vai organizar os alimentos, a aposta é deixar prático, funcional e bonito. Pense no estilo visual que você quer: rústico, com contraste, clean, industrial etc. Com isso em mente, prepare o espaço.

MANTIMENTOS

Potes de mantimentos transparentes são boas pedidas para deixar o produto bem à vista, evitando esquecimento. Muitos são empilháveis, o que facilita ainda mais.

CESTOS

No caso dos itens que não podem ou você prefere não retirar da embalagem original, os cestos de organização são ideais, pois mantêm os produtos em categorias.



Geladeira

Foto: 25 na Web/Instagram

Na organização da geladeira, é ideal manter os itens visíveis, para evitar desperdícios. Prefira cestos e organizadores de acrílico transparente, que vão ser mais duráveis, fáceis de limpar e ainda deixarão a área bonita.

LEIA TAMBÉM: Compotas são alternativa para conservar frutas e legumes

SUAS NECESSIDADES

Aposte em produtos que atendam às suas necessidades específicas, como o organizador de latas, caso você tenha muitas delas. Vale para bebidas, ovos, frutas e demais produtos.

ALIMENTOS FRESCOS

Os acrílicos com redes de drenagem são ideais para guardar frutas e verduras. Junto com os respiradores, que normalmente ficam nas tampas, deixam os alimentos frescos por mais tempo.



Armários

Foto: 25 na Web/Instagram

Potes, pratos e panelas podem ficar bagunçados bem rápido, então planeje a distribuição no armário. Separadores são ideais para formas e tábuas, enquanto as prateleiras de aramado ajudam a ter espaço extra.

ESPAÇO BEM USADO

Dá para usar gavetinhas extras, pendurar as xícaras, organizar as taças e muito mais. Os aramados são ideais para aproveitar todo o espaço disponível na cozinha, além de deixar funcional.

TALHERES

Organizadores de acrílico podem servir muito bem para as gavetas. Os tamanhos diferentes ajudam: encaixam-se tanto no formato da gaveta quanto se ajustam aos itens que você quer guardar ali.



LEIA TAMBÉM

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.