Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAÚDE

Trabalhos desenvolvidos no HSC são premiados em Congresso de Medicina

Dois dos três melhores trabalhos científicos apresentados no 3º Congresso Sul Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrica foram desenvolvidos no Hospital Santa Cruz (HSC). O evento foi realizado de forma on-line, entre os dias 16 e 18 de setembro, e teve como destaques os trabalhos apresentados pela acadêmica do curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e bolsista da Fapergs, Eduarda Silveira, com os temas Nível de Satisfação do Uso de Máscara de Mergulho Adaptada para Ventilação Não-Invasiva avaliado pelo Global Perception of Change (PGIC) e Análise Comparativa dos Efeitos Adversos Agudos relacionados à Máscara Orofacial Convencional e Máscara de Mergulho Adaptada para Ventilação Não-Invasiva.

O congresso é uma iniciativa dos núcleos da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede) nos três estados do sul do país, organizado nesta edição pela Abramede-RS. O tema central do evento foi Emergência 4.0: Gestão, Inovação e Tecnologia, fortalecendo a abordagem de forma prática e a realidade do atendimento inicial das diversas formas clínicas da medicina de emergência adulto e pediátrica. Foram debatidas atualizações para médicos emergencistas adulto e pediátrico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipes da assistência pré-hospitalar e intra-hospitalar e acadêmicos da área da saúde, além dos demais profissionais envolvidos com o atendimento emergencial que vivem a realidade do dia a dia em hospitais e atendimentos de emergência.

LEIA TAMBÉM: HSC esclarece que UTI neonatal será mantida na instituição

Publicidade

Os dois trabalhos desenvolvidos no HSC são oriundos de um ensaio clínico multicêntrico coordenado pela docente do curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Unisc, Dulciane Paiva. Tal ensaio avalia a efetividade da máscara de mergulho adaptada (máscara Owner) para ventilação não-invasiva no cenário da pandemia pelo SARS-COV-2.

Conforme a professora, o reconhecimento da relevância desta pesquisa reside no fato de investigar a viabilidade de uma nova interface para aplicação da ventilação não-invasiva que permita maior vedação à face do paciente, conforto e aceitação igual a das máscaras orofaciais já tradicionalmente utilizadas. “Além desse aspecto, a ventilação não-invasiva tem sido amplamente utilizada como método para melhorar a aeração pulmonar e evitar a evolução para a intubação do paciente”, explica Dulciane.

Para o médico emergencista Carlos Fernando Drumond Dornelles, autor do estudo, a premiação representa uma grande conquista, fruto de todo esforço e dedicação dos profissionais envolvidos que acreditaram no potencial de uso efetivo do equipamento e os benefícios que ele trouxe aos pacientes. “Um orgulho para a Unisc, para o Hospital Santa Cruz e para os profissionais envolvidos no estudo, entre fisioterapeutas, médicos, residentes e acadêmicos de fisioterapia”, destaca.

Publicidade

Segundo a estudante Eduarda Silveira, ter participado desse evento foi muito importante para o seu crescimento acadêmico e profissional e também um desafio. “Com todas as dificuldades da pesquisa no Brasil, ter dois trabalhos reconhecidos em um evento de tamanha visibilidade é, sem dúvida, uma alegria imensa e uma experiência valiosa”, aponta. 

Como premiação, os trabalhos serão publicados no Jornal Brasileiro de Medicina de Emergência e os autores receberão a certificação de destaque e as inscrições para os eventos 2º Summit Abramede e 8º Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência 2022.

LEIA MAIS: Entenda como funciona o pronto atendimento no HSC

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.