Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

POLÍTICA

Vereadores de Santa Cruz têm acordo sobre reforma regimental

Foto: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores

Principal objetivo da reforma do Regimento Interno é tornar as sessões mais objetivas, com redução nos espaços para discursos

O presidente da Câmara de Santa Cruz, Rodrigo Rabuske (PTB), e o líder de governo, Henrique Hermany (PP), anunciaram um acordo que deve viabilizar a votação da reforma do Regimento Interno. Com isso, o assunto pode ser levado a plenário já na próxima segunda-feira, 15.

Protocolada em maio pela Mesa Diretora, a reforma estava sob impasse após Henrique ingressar, no início de julho, às vésperas da data prevista para a votação, com um conjunto de emendas que causou incômodo em parte dos vereadores. Uma delas prevê que votações só possam ser adiadas com anuência da maioria absoluta dos vereadores, enquanto o texto original permite o adiamento com base no requerimento de uma única bancada.

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova a criação de departamentos da mulher e da diversidade

Publicidade

Outra autoriza que votações em regime de urgência aconteçam se houver assinatura de dois terços dos líderes – pela proposta original, seria necessário acordo de todos os líderes. O entendimento foi de que as emendas, caso aprovadas, cerceariam a atuação da oposição, que tem minoria na Casa.

Após adiar a votação, Rabuske voltou a reunir, na semana passada e nessa segunda-feira, 8, os vereadores que participaram da elaboração do texto para discutir a situação. No final da sessão ordinária, Henrique foi à tribuna informar que já havia um consenso. O acerto prevê que parte das emendas do progressista, que são justamente as mais contestadas pelos oposicionistas, seja retirada, enquanto outras serão incorporadas ao texto do projeto.

Em seu pronunciamento, Henrique afirmou que a discussão não será transformada em “um embate entre governo e Legislativo”. “Nosso objetivo não é criar polêmicas”, disse. Entre as que serão mantidas, está a que prevê que despesas com viagens de vereadores e assessores sejam aprovadas em plenário, substituindo o atual modelo de diárias.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Câmara analisa projeto que garante adicional de risco de vida para servidores

Na sequência, o presidente também foi à tribuna comemorar o acordo. “Estamos unindo esforços. Essa Casa diverge quando tem que divergir, mas também converge quando é necessário.” O petebista confirmou que, uma vez aprovada a reforma, será implantado na Câmara o sistema eletrônico, por meio do qual a tramitação e votação dos projetos passarão a ser 100% digitais. Isso deve reduzir despesas com materiais de expediente. “O atual Regimento serviu muito bem por 30 anos, mas agora precisa ser atualizado para servir às próximas gerações”, alegou.

Um dos principais objetivos da reforma é tornar as sessões mais objetivas. O texto prevê uma redução de 15 minutos no tempo disponível em cada sessão para pronunciamentos de vereadores com tema livre e regulamenta a Tribuna Popular, além de restringir as concessões de honrarias.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.