Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Memória: palácio das joias

A Joalheria e Ótica Kothe inaugurou moderna loja, no Edifício do Colégio São Luís, no Centro, em outubro de 1952. Foto: arquivo da empresa

Uma das mais tradicionais empresas de Santa Cruz do Sul, a Joalheria e Ótica Kothe, comemorou em maio 85 anos de fundação (Bodas de Girassol). Vamos recordar um pouco desta história de sucesso.

Vislumbrando um bom nicho de  negócios, em 2 de maio de 1941, os irmãos Arno (Maruca), Lauro (Sapo) e Afonso Kothe criaram uma empresa especializada na fabricação de joias de ouro e prata. Os três eram músicos, pessoas muito conhecidas na cidade e buscaram como sócio Affonso Goettert, especialista no ramo de relojoaria.

LEIA MAIS: Memória: Catedral atrás da matriz

Publicidade

A Joalheria Goettert, Kothe & Cia iniciou as atividades em um prédio na Rua Marechal Floriano, ao lado do antigo Clube União. Os irmãos Arno e Lauro dedicaram-se aos serviços de ourivesaria e Goettert, à venda e conserto de relógios. Affonso Theo Kothe não tinha atuação diária, pois já era um dos sócios do Expresso Gaúcho.

Em 29 de outubro de 1952, o estabelecimento mudou-se para o recém-construído Edifício São Luís, na Marechal Floriano, onde a matriz permanece até hoje. O momento foi marcante, pois a loja era moderna e bem planejada, trabalho executado por Arlindo Kothe, integrante da empresa Lux, Goldmann e Kothe Ltda, de Santa Cruz.

Trabalho dos proprietários sempre foi uma marca da Kothe

LEIA TAMBÉM: Memória: contratempos de uma obra

Publicidade

O chamamento ao público vinha através do slogan “Visite o Pálacio das Joias e Relógios”. Em 1º de novembro daquele mesmo ano, foi aberta a Filial 1, em Venâncio Aires, e ainda na década de 50 houve investimento no ramo de ótica, com laboratório e confecção de lentes. 

No decorrer dos anos 60, Goettert deixou a sociedade e abriu seu próprio negócio, mas permaneceu a Joalheria e Ótica Kothe. Na década de 70, faleceram os irmãos Kothe e as três cunhadas ficaram na direção. A partir da morte de Arno Kothe, em 1975 a loja passou a ser administrada por seu filho Clóvis. Na década de 80, a viúva de Arno, dona Laura, adquiriu as partes das outras cunhadas, tornando-se única proprietária.

LEIA MAIS: Memória: com a bênção do Batista

Publicidade

Em 1993, Laura fez a partilha das lojas de Santa Cruz e Venâncio Aires entre os filhos. Um ano depois, estes também optaram por separar-se. A Joalheria e Ótica Kothe mantém suas características familiares e hoje possui três lojas em Santa Cruz e uma em Vera Cruz.

LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.