Santa Cruz do Sul amanheceu em tons de rosa no último sábado, 18. A Pink Run 2025, que começou como uma corrida temática do Outubro Rosa, se transformou em um movimento coletivo de solidariedade e ação concreta pelo acesso a exames preventivos. Isso porque, a partir dos recursos arrecadados nas inscrições, será possível zerar a fila de espera do SUS de Santa Cruz do Sul para exames de imagem, como mamografia e ecografia mamária, além de oferecer novas possibilidades preventivas de outros tipos de câncer.
A corrida, promovida pela Saint Gallen e pela Naturvida, com apoio da Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul, Liga Feminina de Combate ao Câncer e 40ª Oktoberfest, reuniu 487 participantes, incluindo homens, mulheres e famílias inteiras. Corredores de outras cidades, como Estrela, Lajeado e Venâncio Aires, também marcaram presença.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz dá início à Semana Lixo Zero com ações de educação ambiental
Publicidade
O secretário de Saúde, Rodrigo Rabuske, celebrou o resultado da mobilização e destacou a parceria entre o poder público e a iniciativa privada para fazer a diferença na vida das mulheres. “O sentimento é de gratidão. Esse é um marco histórico — zerar a fila de exames de mamografia, ecografia mamária e transvaginal. Isso nos dá capacidade de atender mais e melhor”, destaca.
Os exames serão adquiridos e distribuídos pela Liga Feminina de Combate ao Câncer, em parceria com a Secretaria de Saúde, respeitando os critérios e a ordem já existentes na fila do SUS municipal. “Eu me emocionei vendo aquelas pessoas vestidas de rosa! Foi lindo ver como a comunidade abraçou o pedido, acreditou na causa e veio somar forças conosco”, frisou Michele Waechter, representante da entidade.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!