Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Programe-se

A emoção está nas telas: 4º Festival Santa Cruz de Cinema começa nesta segunda-feira

Foto: Alencar da Rosa

Troféus serão entregues na sexta-feira

Às vésperas da realização de mais um Festival Santa Cruz de Cinema, o município se prepara para receber realizadores de todo o País. Em sua quarta edição, que será em formato híbrido, o evento se consolida como um dos principais dedicados à sétima arte no Brasil. Focado nos curtas-metragens, o festival exibe entre a próxima segunda-feira e a sexta-feira, 3, cinco filmes produzidos localmente, além de 18 produções de todas as regiões do País, celebrando a diversidade de narrativas. O homenageado da edição é o ator Matheus Nachtergaele e o Prêmio Tuio Becker será concedido ao ilustrador rio-pardense José Luiz Benicio.

LEIA MAIS: Entrevista com Matheus Nachtergaele: “Me desfaço e refaço a cada trabalho”

As sessões acontecem no auditório central da Unisc, iniciando sempre às 19 horas, e a entrada é gratuita. Os participantes deverão seguir os protocolos sanitários, como uso de máscara e apresentação de passaporte vacinal. A programação inicia na segunda, com a Mostra Olhares Daqui e o lançamento do filme Aquele da Paixão, de Diego Tafarel e Zé Corrêa, da produtora Pé de Coelho Filmes. Será realizada também a oficina de criação de personagem, ministrada pela atriz e diretora Ítala Nandi, todas as tardes, a partir das 14 horas.

Roberta Corrêa Pereira, gerente do Sesc e uma das organizadoras do evento, comenta que a expectativa é muito positiva, tanto por ser possível realizar as sessões presenciais quanto pelas exibições pela internet. “É algo que veio para ficar. Dá mais visibilidade e um alcance maior para os filmes e para o Festival, as pessoas poderem, em qualquer lugar do mundo, a qualquer horário, estar assistindo aos filmes”, conta. E adianta ainda que a organização está ansiosa pela chegada do pessoal que vem de fora, e também pelo fato de que a comunidade de Santa Cruz poderá comparecer e prestigiar, assim como várias escolas, que confirmaram presença e vão participar durante a semana.

LEIA TAMBÉM: Escolas poderão assistir à Mostra Competitiva do Festival Santa Cruz de Cinema

Na terça-feira ocorre a Abertura Oficial, com transmissão pelo Portal Gaz e pelo perfil do portal no Facebook, e em seguida começa a Mostra Competitiva Nacional, com os seis filmes do dia. Serão, ao todo, 18 obras de diversos estados, que concorrem entre si em 13 categorias. Após as exibições, ocorrem os debates com os realizadores deles. Os filmes da Mostra Competitiva Nacional podem ser assistidos gratuitamente no dia seguinte às exibições no site http://festivalsantacruzdecinema.com.br/filmes. Já os debates com os realizadores ocorrerão presencialmente no auditório.

Na sexta-feira, 3, acontece no pátio da Proeza o encerramento do evento, que também terá transmissão ao vivo pelo Portal Gaz e pelas páginas do festival e do portal no Facebook. Nessa noite, a principal atração é a Cerimônia de Premiação, quando serão conhecidos os vencedores do Troféu Tipuana nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme pelo Júri Popular Auditório, Melhor Filme pelo Júri Popular Internet, Melhor Filme Gaúcho, Ator, Atriz, Direção, Direção de Fotografia, Direção de Arte, Roteiro, Montagem, Trilha Sonora e Desenho de Som.

LEIA MAIS: 4º Festival Santa Cruz de Cinema terá votação popular on-line

O evento é realização do Sesc/RS – Unidade Operacional Santa Cruz do Sul, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Pé de Coelho Filmes, com patrocínio de JTI, Prefeitura de Santa Cruz do Sul e Corsan – Governo do Estado do RS – Novas Façanhas, além do apoio de Gazeta Grupo de Comunicações, Cine Santa Cruz, Proeza Beer, Legend Music Bar, Heilige, Aquarius Hotel Flat, Iecine – Governo do Estado RS, Gaveta, Hbier, Amigos do Cinema e Domcello.

LEIA MAIS: Confira a programação completa do Festival Santa Cruz de Cinema

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.