Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Participação popular

Audiência debaterá a revisão do Plano Municipal de Saneamento em Santa Cruz

Santa Cruz do Sul terá, no dia 30 de setembro, mais uma etapa no processo de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). A Prefeitura convocou uma audiência pública para apresentar e discutir o documento, abrindo espaço para a participação da comunidade.

O encontro será realizado das 8h30 às 10h30, no Auditório da Procuradoria-Geral do Município, na Rua Coronel Oscar Jost, 1571, no Bairro Universitário.

A audiência ocorre depois de outras etapas de participação popular realizadas durante a elaboração do diagnóstico. Entre 19 de fevereiro e 21 de março deste ano, os moradores puderam enviar sugestões por meio de uma consulta pública online.

Publicidade

O processo de revisão envolve quatro áreas consideradas fundamentais para o planejamento do saneamento em Santa Cruz: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem das águas pluviais e gestão dos resíduos sólidos.

Espaço para manifestações

Conforme a convocação assinada pelo prefeito Sérgio Ivan Moraes, os interessados em se manifestar deverão fazer inscrição no início da audiência. Cada participante terá até três minutos para apresentar sua manifestação.

A participação da população busca ajudar a definir diretrizes, metas e ações que considerem as necessidades da área urbana e da zona rural. O plano serve como instrumento de planejamento para a organização e a prestação dos serviços de saneamento no município.

Publicidade

A revisão também ocorre em meio às discussões sobre a necessidade de ampliar e qualificar os serviços, especialmente diante dos desafios relacionados à universalização do acesso à água e ao esgotamento sanitário, à drenagem urbana e ao destino dos resíduos.

Parceria com a Unisc

O trabalho de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico começou a ganhar forma em 2025, a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Centro Socioambiental da instituição.

A atualização segue as diretrizes da legislação federal, atualizada pelo Marco Legal do Saneamento Básico. O texto estabelece metas para a universalização dos serviços no país até 2033.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.