Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CONTEÚDO ABERTO

Série de entrevistas: candidatos à Prefeitura apresentam propostas e opiniões

Os assinantes da Gazeta do Sul puderam conferir, entre os dias 19 e 27 de outubro, uma série de entrevistas para conhecer as propostas e opiniões dos sete candidatos à Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

Os prefeituráveis conversaram com a reportagem e foram questionados sobre temas como economia, gestão fiscal, funcionalismo, saúde, educação, segurança, turismo, desenvolvimento rural, transporte coletivo urbano e saneamento, entre outros. Além da versão em texto, também é possível ouvir as entrevistas em podcast no Portal Gaz e nas plataformas de streaming.

Neste compilado das entrevistas, confira os pontos principais de cada conversa e acesse o conteúdo completo de cada candidato – na mesma ordem de publicação definida em sorteio.

Publicidade

LEIA MAIS: Série de entrevistas: conheça os sete candidatos à Prefeitura de Santa Cruz

Jaqueline Marques

“Santa Cruz do Sul tem tudo para ser um polo turístico”

O plano de Jaqueline Marques (PSD) para a retomada da economia santa-cruzense no pós-pandemia passa por uma reestruturação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a criação de um órgão exclusivo para novos empreendedores e a simplificação dos processos para abertura de empresas.

Publicidade

Em entrevista, a ex-secretária de Educação revelou a meta mais ousada de seu programa: pavimentar 230 ruas em quatro anos. Entre diversos elogios à gestão do prefeito Telmo Kirst, Jaqueline também foi questionada sobre temas polêmicos, como a cassação de três vereadores de seu partido e as críticas à construção de um complexo de piscinas no Bairro Bom Jesus.

LEIA: “Santa Cruz do Sul tem tudo para ser um polo turístico”, diz Jaqueline Marques

Alex Knak

“Nós temos que priorizar o que dá resultado”

Publicidade

O plano de governo de Alex Knak (MDB) inclui um mercado público municipal, uma rua coberta, ambientes de estudo compartilhado com acesso à internet nos bairros, uma concha acústica e vale-feira para servidores municipais, entre outros. Segundo ele, esses investimentos se tornarão viáveis com avanço na captação de verbas em Brasília e com medidas de economia, que incluem cortes de CCs e extinção de ao menos duas secretarias.

Na entrevista, acusou o governo de se omitir na cobrança do cumprimento do contrato da Corsan, questionou a construção do complexo de piscinas do Bom Jesus e exaltou políticas de incentivos fiscais e desburocratização como forma de atrair investimentos.

LEIA: “Nós temos que priorizar o que dá resultado”, diz Alex Knak

Publicidade

Helena Hermany

“Tenho muito orgulho da minha família”

Caso seja eleita, Helena Hermany (PP) pretende promover, em janeiro de 2021, uma radiografia da situação financeira da Prefeitura, além de uma reforma administrativa, com eliminação de secretarias, para reduzir gastos. O plano de Helena inclui a criação de um núcleo de médicos de apoio para acabar com a falta de profissionais nos postos de saúde, a abertura de uma escola cívico-militar e a retomada de uma comissão no governo para acompanhar o cumprimento do contrato com a Corsan.

Em entrevista, ela também respondeu às críticas de adversários quanto à presença de clãs familiares na política local e comentou sobre seu rompimento com o prefeito Telmo Kirst no ano passado.

Publicidade

LEIA: “Tenho muito orgulho da minha família”, diz Helena Hermany

Mathias Bertram

“Vamos exigir que a Corsan cumpra o contrato”

Uma das estratégias de Mathias Bertram (PTB) para atrair investimentos privados é a criação de pequenos distritos industriais, voltados a empresas de baixo impacto, em regiões que enfrentam expansão populacional, como Linha Santa Cruz e João Alves. Na entrevista, revelou projetos como o da implantação de um Vale Cervejeiro, inspirado no Vale dos Vinhedos da Serra Gaúcha.

Outro foco é o saneamento: crítico da atuação da Corsan, fala em aparelhar melhor a agência reguladora para apertar a fiscalização sobre a estatal. Entre acusações de falta de diálogo ao prefeito Telmo Kirst e elogios ao legado da família Moraes, Mathias também cogitou a possibilidade de subsídio para o transporte coletivo e acordos com agricultores para cedência de terras na zona rural para instalação de torres de telefonia e internet.

LEIA: “Vamos exigir que a Corsan cumpra o contrato”, diz Mathias Bertram

Carlos Eurico Pereira

“Não podemos seguir correndo com os empresários”

Carlos Eurico Pereira (Novo) é o único entre os sete candidatos a prefeito de Santa Cruz que fala em reduzir impostos municipais. Para ele, se a medida for combinada a uma maior eficiência na cobrança, a cortes de despesas e à eliminação do que considera entraves para o empreendedorismo no município, como a demora na liberação de licenças para criação de empresas, não haverá prejuízo à arrecadação.

Crítico contumaz da política tradicional, promete lançar, na semana seguinte à eleição, um processo seletivo aberto a qualquer pessoa para definir, com base em critérios técnicos, quem serão os secretários. Entusiasta das parcerias público-privadas, defende a participação de entidades e empresas em diversos setores, da manutenção de praças à segurança pública. Também fala em revisar o contrato com a Corsan.

LEIA: “Não podemos seguir correndo com os empresários”, diz Carlos Eurico Pereira

Frederico de Barros

“É fundamental priorizar a economia local”

Mais jovem entre os sete candidatos a prefeito, Frederico de Barros (PT) trata a recuperação dos prejuízos causados pela pandemia, tanto à saúde e educação quanto à economia, como prioridade número um. Reorganizar o calendário escolar e ampliar as linhas de crédito para micro e pequenos empreendedores são as primeiras medidas que pretende tirar do papel.

Embora não se diga contrário à vinda de novos investimentos, defende que o governo concentre suas forças nas empresas já estabelecidas e incentivos a empreendimentos nas áreas de inovação e tecnologia, como forma de dar uma perspectiva de longo prazo para a geração de empregos. Carro-chefe do plano de governo, o orçamento participativo deve, segundo ele, ser implantado já no ano que vem, aos moldes da Consulta Popular. Na entrevista, também defendeu a postura do PT frente aos escândalos de corrupção.

LEIA: “É fundamental priorizar a economia local”, diz Frederico de Barros

Irton Marx

“O Estado está acompanhando as eleições de Santa Cruz”

Conhecido pelo envolvimento com o movimento pró-autonomia da Região Sul, Irton Marx (Solidariedade) trata a eleição para prefeito de Santa Cruz como um trampolim para o separatismo. Segundo ele, sua eventual vitória vai fermentar a ascensão de outros simpatizantes. Mais do que isso, afirma que, se eleito, vai convocar os demais prefeitos gaúchos para um “grande debate” no qual será marcada uma data para a proclamação de independência.

Sua lista de propostas inclui a criação de um hospital municipal, a extinção da Fiscalização de Trânsito, que acusa de “patrulhamento ideológico”, e eleição para subprefeitos. Também defende transformar a Guarda Municipal em Polícia Metropolitana, restringir a atuação dos aplicativos de transporte e alterar o formato da Oktoberfest, sem cobrança de ingresso.

LEIA: “O Estado está acompanhando as eleições de Santa Cruz”, diz Irton Marx

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.