Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

O grande dia

Da cerimônia à festa: descubra as músicas favoritas para casamentos no Brasil

Foto: Анна Хазова/Pexels

Uma coisa é certa: é difícil imaginar um casamento sem música no Brasil. A afirmação pode ser confirmada a partir de pesquisa realizada recentemente pelo portal casamentos.com.br, com mais de 620 respostas de noivos e noivas, entre 26 e 45 anos de todo o país, que atualmente estão organizando o casamento pela web. Quase 70% declararam que não conseguem conceber o próprio casamento sem a presença de música.

Além disso, a despesa média destinada a profissionais da música – como DJs, música ao vivo e música ambiente -, é de R$ 2.860, segundo dados de outro estudo realizado em paralelo pelo mesmo site, sobre quanto os casais gastam por cada um dos profissionais do casamento. Desta pesquisa, participaram mais de 2,5 mil empresas dedicadas a casamentos no Brasil e mais de 3,4 mil casais que se casaram nos últimos dois anos.

LEIA MAIS: Dicas de como juntar dinheiro para casar

A música sempre acompanha os momentos mais cruciais da vida e representa a trilha sonora de todas as memórias que não devem ser perdidas ao longo da história. Mas qual é o estilo e as canções que marcam os momentos mais épicos de um casamento? As pesquisas ajudam a fazer uma radiografia de como é a trilha sonora preferida dos casais que se casam.

LEIA TAMBÉM: Dicas para montar um menu gastronômico para o casamento

Quem cria a playlist?

Segundo o site de casamentos, em 64% dos casos é o casal que toma a decisão conjunta das músicas que serão tocadas ao longo do casamento. Já 25% afirmam que é um dos dois quem se encarrega desta tarefa, menos de 5% se deixam aconselhar pelo DJ sobre as músicas do momento, e apenas 2% ouvem pessoas próximas para acrescentar à playlist as músicas favoritas dos amigos e familiares.

LEIA TAMBÉM: Noivos podem organizar o casamento juntos

A marcha nupcial e “A Thousand Years” abrem a cerimônia

A entrada na noiva é um dos momentos mais esperados do casamento e os casais têm a sua preferência sobre quais músicas usar para o instante. De acordo com a pesquisa, 52% escolhem música clássica e 34% escolhem o estilo pop. A preferência (66%) é por música ao vivo (banda, quarteto de cordas, grupo de música clássica) e 36% para DJs.

A marcha nupcial ainda é a favorita (apreciada em todas as suas versões), além de “Aleluia” e “Ave Maria”. “A Thousand Years”, de Christina Perri, também é uma das favoritas, além do destaque a Ed Sheeran, presente na lista com “Perfect” e “Photography”. Em se tratando de música brasileira, 31% dos entrevistados optam por MPB.

LEIA TAMBÉM: Qual a diferença entre casamento e união estável?

Logo atrás da Marcha Nupcial, as canções mais escolhidas para a entrada da cerimônia são:

  • Alleluia
  • A Thousand Years, de Cristina Perri
  • Perfect, de Ed Sheeran
  • Photograph, de Ed Sheeran
  • Yeshua, de Fernandinho

Já para a recepção, por outro lado, as preferências são para músicas pop (50%), sertaneja (42%) e MPB (41%). “All of Me”, de John Legend, “Can´t Stop Feeling!”, de Justin Timberlake, e a brasileira “Pra Sonhar”, de Marcelo Jeneci, representam o top 3 das canções favoritas.

LEIA MAIS: Setembro é queridinho para cerimônia de casamento

Valsa nupcial: com a cara do casal

Antes do “sim”, 40% dos casais preparam alguma dança especial para os recém-casados. Destes, 49% escolhem uma música especial do casal, 30% apostam na valsa nupcial clássica e quase 21% têm uma coreografia preparada. Para que a valsa saia bem no grande dia, 17% dos casais afirmam ter assistido a aulas de dança e 1 em cada 2 confirma que dedicou entre 5 e 10 horas a esses ensaios.

Final de festa

Os protagonistas do casamento querem que os amigos e familiares se divirtam, aproveitem e lembrem da ocasião como um grande dia. Para o final da festa, eles preferem ser embalados aos sons de pop (52%), sertanejo (49%) e axé (29%). Nesta pergunta era possível escolher mais de uma opção. Com um ritmo que convida à dança, estes estilos musicais são protagonista indiscutíveis da sonoridade do grande dia. 

LEIA MAIS: Truques para beleza perfeita no dia do casamento

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.