Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

SAÚDE

Parceria entre Prefeitura e Hospital Ana Nery amplia oferta de exame preventivo de câncer

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

Ônibus do Hospital Ana Nery estará no Bairro Esmeralda, nesta terça

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), de Santa Cruz do Sul, em parceria com o Hospital Ana Nery (HAN), promove ação para ampliar a prevenção com rastreamento do câncer de colo de útero nas unidades de saúde da rede de Atenção Básica.

Nesta terça-feira, 10, o ônibus do HAN estará na Estratégia Saúde da Família (ESF) Esmeralda para realizar as coletas do exame citopatológico (papanicolau). Serão 40 exames ofertados para usuárias que agendarem o atendimento, presencialmente ou por telefone. Na semana seguinte, dia 17, a iniciativa será realizada na UBS Jacob Schmidt, também mediante marcação.

LEIA MAIS: Estudo do Inca revela que atividade física atua no controle do câncer

Como explica a coordenadora da Atenção Básica da Sesa, Fernanda Portugal Carlin, o exame preventivo deve ser realizado por mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual. “A rotina recomendada para o rastreamento no Brasil é a repetição a cada três anos, após dois exames normais consecutivos realizados com um intervalo de um ano para reduzir a possibilidade de um resultado falso negativo”.

Tanto na ESF Esmeralda como na UBS Jacob Schmidt também serão disponibilizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites e ofertadas as vacinas Influenza e Covid adulto e pediátrica para a comunidade local, no período da manhã, das 9h às 11h30min, e à tarde, das 13 horas às 16h30min. Para imunização haverá suporte do ônibus da Atenção Móvel em Saúde da Sesa.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz tem nova associação na luta contra o câncer

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.