Se você quer que seu filho aprenda inglês, não force a situação

19/06/2019 09:42:33
Foto: Divulgação

O treinamento em idiomas é uma das preocupações mais comuns entre pais de crianças pequenas. De acordo com dados obtidos pela Hexagone, uma consultora especializada em formação linguística, quatro entre cinco pais consideram essencial que seus filhos aprendam línguas a partir dos três anos de idade, mas não sabem como incluir esta prática em sua rotina familiar.

Entre as principais dúvidas dos pais, destaca-se a idade de início dos treinamentos. De acordo com os especialistas, é aconselhável começar o mais cedo possível para familiarizar as crianças desde a mais tenra idade com a fonética e as expressões próprias do idioma desejado.

A diretora da Hexagone, Gaëlle Schaefer, explica que “antes de desenvolver a fala (o chamado speaking), eles precisam ter sido expostos à escuta (o conhecido listening). Ou seja, devem se familiarizar com as palavras, ouvir a fonética da língua para começar a reter e reproduzir os sons das palavras da nova língua”. O principal desafio que os pais enfrentam quando promovem a aprendizagem de uma nova língua em crianças é evitar que a aprendizagem seja entediante, diz ela.

Para isso, Schaefer sugere aos pais, “não devemos forçar a situação e, é claro, não cair em práticas monótonas e chatas que fazem perder a motivação da criança ao aprender uma nova língua”. “A música desempenha um papel fundamental no aprendizado de uma língua para crianças. É uma ferramenta necessária e básica para aprender uma língua, o que nos permite trabalhar na musicalidade e na prosódia da linguagem”, destaca Schaefer.

Não force a situação

De acordo com dados da consultoria de formação linguística, 70% dos insucessos no ensino de línguas com crianças devem-se a uma má estratégia quando se trata de introduzir a língua na sua vida. “Você não deve forçar a situação. A motivação desempenha um papel fundamental ao ensinar uma nova linguagem aos pequenos. Você tem que introduzir a linguagem pouco a pouco e como algo natural. Só então eles terão uma percepção positiva", diz a diretora da Hexagone. Por isso, é preciso motivar a criança em sua curiosidade inata e entusiasmo para falar, traquejar e descobrir as possibilidades de uma outra língua.

Constância para assimilar a linguagem

Uma das chaves para o sucesso ao introduzir uma nova língua na vida dos pequenos é a perseverança. Este idioma deve ser usado em diferentes momentos do dia. Um exemplo, pode ser o uso de expressões concretas em outro idioma, como colocar vídeos de desenhos animados em outro idioma, ou o uso de frases curtas para estimular a lembrança de significados.

“O que sempre recomendamos é que a criança comece a associar e entender o significado de frases curtas, até mesmo algumas ordens em outro idioma. Por exemplo, expressões como "Come here" (“Venha cá”), ou "Well done" (“Bem feito”), etc. O uso dessas expressões curtas permanecerá na memória da criança e promoverá a compreensão. À medida que cresce, esse vocabulário será ampliado, mas o importante é que ele permaneça com o som e a fonética dessas frases para internalizá-las”, explica Schaefer.

Evite a monotonia: uso de jogos e aplicativos

Há décadas, existem opções de jogos focadas em ajudar as crianças a aprender um idioma. Hoje, a principal ferramenta recomendada é o uso de aplicativos desenvolvidos para tablets e celulares com foco em educação. Esses aplicativos têm se mostrado a melhor alternativa para criar uma prática de exercícios e aprendizado na rotina de famílias em todo o mundo. Levando em conta que os pais, logicamente têm suas próprias agendas pessoais e profissionais sobrecarregadas, e que, as crianças também precisam de diversão descompromissada em seu tempo livre.

Uma ferramenta preciosa no aprendizado de línguas na primeira infância é o Lingokids, plataforma de ensino de inglês desenvolvida com apoio da Oxford University Press. O APP, que já possui mais de 700 mil famílias registradas no Brasil, expõe as crianças a mais de 3 mil palavras de vocabulário, adaptando cada lição à idade e velocidade de aprendizado dos usuários, e gerando relatórios semanais para o monitoramento do progresso dos filhos pelos pais.

Indicado para crianças entre 2 e 8 anos de idade, o Lingokids se utiliza efetivamente do recurso digital das telas touch screen em lições vigorosamente intuitivas, além de se aproveitar de vídeos com professores reais, desenhos animados, “músicas chiclete” e outras atividades educativas, para captar e manter a atenção das crianças durante mais tempo e de um modo mais eficaz do que com as aulas e métodos mais tradicionais.

Segundo o CEO y cofundador do Lingokids, Cristóbal Viedma, “independentemente que seu filho não compareça a uma escola bilíngue, buscamos oferecer um curso abrangente com base em diferentes tipos de atividades como jogos interativos, vídeos, músicas com personagens animados, histórias e outros para ajudar os pequeninos a se divertir e aprender sem perceber, mantendo a atenção e o foco, afim de obter melhores resultados de aprendizagem."

Para a diretora de Tecnologias de Aprendizagem da New America Foundation, Lisa Guernsey, autora do livro “Toque, Clique e Leia” com Michael Levine, crianças a partir de 18 meses já podem se beneficiar do uso de dispositivos tecnológicos, mas é importante que os pais participem ativamente dessas interações, supervisionando a qualidade do conteúdo que seus filhos consomem e o tempo de uso, estabelecendo horários para brincadeiras, estudo, refeições e um bom descanso.

Um recurso tradicional que pode ser muito útil no dia-a-dia, é o uso de «flashcards». O que é isso? «Os flashcards» são cartões vendidos em lojas e alguns cartões ilustrados com os quais a criança pode associar a imagem engraçada à uma palavra ou conceito ilustrado. Eles são uma maneira altamente recomendada de introduzir novas palavras no vocabulário da criança. À medida que envelhecem, existem flashcards de mais nível elevado adaptados à sua idade.

A motivação deve ser trabalhada e, portanto, o uso desse tipo de recursos ajudará os pais a terem uma boa base de treinamento de idiomas.

Há mais recursos que podem ser usados para incentivar a prática e a aprendizagem da língua, como assistir a vídeos, desenhos animados, sites especiais para crianças, jogos, histórias, livros e muito mais. “Tudo o que ajuda a criança a se familiarizar com a nova língua, ouvir o som das palavras e reter expressões e vocabulário, ajudará na formação dessa nova linguagem."

Postado por MICHELLE TREICHEL- michelle@gazetadosul.com.br
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