6ª CRE 28/03/2019 23h28 Atualizado às 06h35

Estado prepara indicação de coordenadores interinos da educação

Nomes para as 30 regionais serão conhecidos na semana que vem. Elida Klamt é cotada para assumir a 6ª CRE

O governo do Estado indicará, a partir de semana que vem, coordenadores interinos para as 30 coordenadorias regionais de educação (CREs). Elida Klamt surge como nome mais cotado para assumir a 6ª CRE, que abrange Santa Cruz e outros 17 municípios da região.

Professora aposentada e ex-diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Wolfram Metzler, de Venâncio Aires, Elida ganhou destaque nacional ao vencer em 2017 o Prêmio Gestão Escolar, que contempla projetos inovadores e gestões competentes na educação básica da rede pública de todo o País. O prêmio rendeu à venâncio-airense de 54 anos uma viagem aos Estados Unidos para conhecer métodos de educação americanos.

LEIA MAIS: Elida Klamt será a nova coordenadora da 6ª CRE

O atual coordenador ainda é  Luiz Ricardo Pinho de Moura, o Chiquinho. O assunto já é comentado entre professores e diretores das escolas estaduais. Eles indicam que Elida deve assumir na próxima segunda-feira, faltando apenas detalhes para a oficialização. Próximo do governador Eduardo Leite e um dos líderes do PSDB na região, o venâncio-airense Vinícius Medeiros assume a opção pela professora. “A Elida é o meu nome para a 6ª CRE e está no caminho para ser a nova coordenadora”, comentou o suplente de deputado estadual.

A indicação dos coordenadores interinos para as CREs foi confirmada por Bianca Garrido, assessora do secretário estadual de Educação, Faisal Karam. Segundo ela, este é o primeiro passo que o governo dará na busca por “profissionais mais qualificados para comandar as 30 coordenadorias regionais de educação”. O segundo passo será o processo seletivo, por meio de um acordo de cooperação com a Fundação Lemann. A parceria, que não terá custos para o Estado, promoverá a seleção de profissionais com capacidades técnicas para assumir as CREs. “Primeiro vamos trabalhar na divulgação das inscrições para o público; elas devem começar nas próximas duas semanas”, revelou Bianca.

Segundo a assessora, a etapa seguinte irá consistir na análise de currículos. “Depois ocorrerão testes de liderança e de capacidade de gestão de pessoas. A última etapa, que envolve entrevistas, culminará na pré-seleção de três candidatos. O governador, por fim, escolherá aquele que entender ser o mais apto para cada cargo”, disse Bianca Garrido.

Procurada pela Gazeta do Sul, Elida Klamt preferiu não falar sobre o assunto antes da oficialização. “Ainda não foi confirmado, por isso prefiro comentar somente a partir de semana que vem”, disse. Marla Hansen, do PTB, é cotada para ser a coordenadora-adjunta interina da 6ª CRE.

Outros cargos
Além dos 30 coordenadores regionais de educação, serão escolhidos gestores para a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão; um coordenador da escola de governo; um diretor de recursos humanos e um subsecretário de gestão de pessoas. A expectativa do governo estadual é que todo o processo de seleção e de análise dos candidatos seja concluído entre 60 e 90 dias.