Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY

Memória: história de 123 anos

Hoffmann, Spode no seu endereço antigo, na Júlio de Castilhos, na década de 40

A Hoffmann, Spode, uma das mais tradicionais empresas do ramo de joias, óticas e relógios de Santa Cruz do Sul e região, comemorou 123 anos no último dia 26. Nesta segunda-feira, 28, recordamos um pouco dessa história.

Sua origem remonta a 1903, quando nasceu a Hoffmann & Bartholomay, na Rua da República (atual Rua Marechal Floriano, 907). Após alguns anos, Ricardo Hoffmann vendeu a firma para o filho Octávio Hoffmann (Tuti) e para Harald Spode, surgindo então a Hoffmann, Spode (denominação mantida até hoje).

Já no seu segundo endereço, na Rua Julio de Castilhos, 697, os sócios incrementaram os negócios, especialmente na ourivesaria, com os conhecimentos de Harald. Com isso, a firma tornou-se referência na fabricação de alianças, anéis e joias personalizadas.

Publicidade

Com as vendas em expansão, foi aberta filial na Rua Carlos Trein, próximo do antigo Hotel Kussler. A Souza Cruz e outras empresas funcionavam naquela região e havia muito movimento de trabalhadores e agricultores. Com dinheiro no bolso, eles aproveitavam para adquirir relógios de pulso (um status na época!) e alianças de noivado. Os despertadores também vendiam como “pão quente”, pois ninguém queria se atrasar para o trabalho.

Em 1952 foi instalada a nova sede, na Sala 1 do recém-inaugurado centro comercial do Colégio São Luís, na Rua Marechal Floriano, onde a loja funciona até hoje. Nessa época, Heiner Spode (irmão de Harald) ingressou na sociedade, trazendo novas experiências comerciais. Foram realizados importantes investimentos na setor ótico, com a compra de um laboratório habilitado para a fabricação de óculos.

O segmento de relógios também ganhou reforço através do diretor e acionista José Reinoldo Rieger (relojoeiro). A fabricação de joias e gravações foi ampliada com a chegada dos ourives Paulo Rauber Filho (acionista) e Guido Schuh.

Publicidade

Em 1977, a família Hoffmann deixou a sociedade. Após o falecimento dos irmãos Spode, Mauro Spode (filho de Heiner) assumiu a empresa. Ele está no comando junto com a sócia e gerente Jacinta Beckenkamp.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.