Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

prevenção

Prefeitura e Hospital Ana Nery promovem ação voltada à saúde da mulher no Bairro Esmeralda

Foto: Guilherme Neuhaus/Secom

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul iniciou, nessa terça-feira, 10, uma ação focada no atendimento à saúde da mulher. Em parceria com o Hospital Ana Nery, a medida busca intensificar a disponibilização de exames para rastreamento do câncer de colo de útero nas unidades de saúde da rede de Atenção Básica. O ponto de partida do projeto foi a Estratégia Saúde da Família (ESF) Esmeralda.

O hospital deslocou até o local um consultório móvel para a realização do exame, também conhecido como papanicolau e indispensável na prevenção à doença. Também foram realizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites e ofertadas as vacinas contra Influenza e Covid-19 e pediátrica para a comunidade. Para as imunizações, houve o apoio do ônibus da Atenção Móvel em Saúde da Secretaria de Saúde.

LEIA MAIS: Parceria entre Prefeitura e Hospital Ana Nery amplia oferta de exame preventivo de câncer

A secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, destacou que o grande objetivo da ação conjunta é promover a prevenção em saúde. “Um dos focos da nossa gestão é a parceria dos serviços como um todo, sempre buscando a qualidade na assistência prestada”, comentou. Daniela destaca que o diagnóstico precoce é indispensável para que o tratamento de câncer seja bem-sucedido. A secretaria aposta em outras parcerias para aprimorar o atendimento à população. “O Hospital Ana Nery é um grande parceiro da Prefeitura e, com certeza, vamos expandir esse trabalho com outros projetos para qualificar cada vez mais a assistência e ampliar o atendimento à população”, declarou.

Nilsa Maria da Rocha não costuma descuidar da saúde. Entretanto, o período de pandemia a impediu de realizar alguns exames. Por isso, quando soube da oportunidade, correu até o consultório móvel do Ana Nery. “Fui muito bem atendida. As meninas são muito queridas e me trataram com muito carinho”, revelou. Noely Zelina Costa Vrielink aproveitou a oportunidade para fazer a quarta dose da vacina contra Covid-19, no ônibus da Prefeitura. “É uma ótima iniciativa, fica mais próximo da comunidade”, analisou. Moradora do bairro há 38 anos, ela ouviu falar da ação através da cunhada.

LEIA TAMBÉM: Erradicação do câncer de colo do útero esbarra na resistência a vacinas e exame

A ação voltará a ser realizada na próxima terça-feira, 17, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jacob Schmidt, no Bairro Castelo Brando. Serão disponibilizados 40 exames papanicolau, que devem ser agendados presencialmente, na Rua Barrão do Arroio Grande, 946, ou pelo telefone 3719-4451. A Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Ana Nery já estão estudando um cronograma com mais datas para o mês de junho.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.