Fantasias podem causar alergias em cães

05/02/2018 10:55:55
Foto: Divulgação

Com a chegada do Carnaval, muita gente aproveita para entrar no clima da folia junto com seus cães. Dentre os costumes, está o uso de fantasias e até mesmo a tintura dos pelos dos animais. No entanto, embora eles fiquem bonitinhos, os adereços comumente causam alguns problemas nos pets.

No caso da tintura, mesmo as ditas próprias para cachorros, podem ser um risco causando alergias e até mesmo intoxicação. Estes produtos podem provocar coceira intensa, vermelhidão, queda de pelos e irritação da pele. “É muito importante ficar de olho nas reações do animal”, orienta Ricardo Cabral, veterinário da Virbac, multinacional francesa dedicada exclusivamente à saúde animal.

As fantasias também merecem atenção especial. “As fantasias e as roupas, de forma geral, abafam a pele do cachorro, o que pode alterar o microbioma da pele, por exemplo, ou causarem uma dermatite alérgica de contato, mesmo que quando usadas por pouco tempo. Se a pele do animal estiver úmida, pode provocar o crescimento de fungos e bactérias. Além disso, elas podem apertar e causar desconforto nos animais”, alerta.

Quando o pet der indícios de alergia, o indicado é procurar um médico veterinário, que deverá indicar o tratamento com produtos adequados, além de shampoos especiais. “Alguns shampoos possuem componentes que aliviam a coceira e formam uma película protetora que garante o bem-estar da pele do cão, hidratação e restauração dos pelos”, explica Cabral.

Postado por MICHELLE TREICHEL- michelle@gazetadosul.com.br
Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações