Recuperação escolar, e agora?

07/11/2018 09:32:41
Foto: Divulgação

Os pais e as crianças ficam praticamente o ano inteiro esperando as férias de dezembro e janeiro, mas muitas famílias deixam de viajar neste período devido às notas escolares do filho. Nos últimos meses do ano, com a liberação das notas, o aviso de recuperação escolar se torna uma realidade para muitos alunos.

“A criança, assim como o adulto, tem receio de errar e fracassar. Para um adulto um dia ruim é o carro quebrado, uma bronca no trabalho. Entretanto, para a criança é uma briga com o coleguinha da escola, uma prova, uma nota vermelha, etc. São prioridades diferentes, são situações diferentes. E os pais precisam entender que toda criança passa por um período de adaptação escolar”, menciona a diretora acadêmica responsável pela Faculdade Flamingo e Colégio Flamingo, Sandra Puga.

Confira, abaixo, o que fazer e como ajudar o seu filho no momento da recuperação escolar:

  • Estimule-o a organizar uma rotina de estudos – antes de começar a cobrar do seu filho uma frequência maior de estudo, tente ajudá-lo. Sente-se com ele e antes de iniciar os estudos, organize as matérias e auxilie-o na criação de uma rotina de estudos. Por exemplo, separe três dias da semana para estudar fora do horário de aula, talvez após o jantar.
  • Ajude-o a separar as matérias mais difíceis – “todos temos dificuldades, alguns em matemática outros em química, e assim por diante. Ajude a criança a separar as matérias das quais têm dificuldade e não se sente confiante e deve priorizar essas disciplinas”, destaca o profissional.
  • Mostre como fazer resumos – escrever é uma ótima maneira de assimilar a informação, aprender ou gravar na memória. O resumo serve para facilitar a compreensão, faz o cérebro entender melhor a mensagem e relacionar com outras referências.
  • Seja compreensivo e demonstre sua confiança – não adianta brigar por causa da recuperação. A criança (ou o adolescente) pode estar decepcionada consigo, mas vai precisar de bastante autoconfiança para dar conta desse desafio. Além de auxiliá-la com as dicas anteriores, mostre como se organizar para os estudos ao longo do ano pode evitar novas recuperações e que aprender, em qualquer época do ano é sempre bom.
Postado por MICHELLE TREICHEL- michelle@gazetadosul.com.br
Gazeta Grupo de Comunicações
Rua Ramiro Barcelos, 1206 | Santa Cruz do Sul - RS
(51) 3715-7800 | portal@gaz.com.br
Desenvolvido e Mantido por
Equipe de TI Gazeta Grupo de Comunicações