Libertadores 27/08/2019 21h11 Atualizado às 23h55

Grêmio vence o Palmeiras por 2 a 1 e espera Inter ou Flamengo

Tricolor gaúcho reverteu a vantagem do time paulista a seu favor e vai às semifinais, prosseguindo a sua caminhada em busca do tetra continental

O Grêmio bateu o Palmeiras por 2 a 1, de virada, na noite desta terça-feira, 27, e classificou-se para as semifinais da Copa Libertadores da América, seguindo em busca do seu quarto título da competição. A equipe gaúcha havia perdido por 1 a 0 em seu estádio, em Porto Alegre, uma semana antes, e com o triunfo no Pacaembu avançou pelo saldo qualificado de gols, onde se conta em dobro os feitos fora de casa. O adversário do Tricolor sairá do duelo entre Internacional e Flamengo nesta quarta, 28, no jogo das 21h30 no Beira-Rio – o time carioca fez 2 a 0 no primeiro duelo, no Rio, no dia 21 deste mês.

PRIMEIRO TEMPO
O Palmeiras tinha a vantagem da vitória de 1 a 0 em Porto Alegre, uma semana antes, mas foi para cima no começo do jogo. Luiz Adriano exigiu trabalho de Paulo Victor logo aos 4 minutos. O atacante evoluiu pela ponta direita, invadiu a área e bateu firme para grande defesa do goleiro gremista. Mais 10 minutos e o ex-jogador do Internacional tirou um zero do placar. Dudu cobrou escanteio da direita, Thiago Santos cabeceou, Paulo Victor deu rebote e bola caiu no pé de Luiz Adriano, que fez o gol.

O Grêmio deu resposta rápida e empatou aos 18 minutos. Em cobrança de falta da intermediária, Alisson lançou a bola no segundo poste e Everton completou para a rede – 1 a 1. O time gaúcho se animou e virou o escore a seu favor aos 21. Everton ganhou na corrida central dos zagueiros e Weverton afastou para o lado, mas no pé de Alisson, que mandou para a rede – Grêmio 2 a 1. O Palmeiras teve de se soltar mais ao ataque para buscar a igualdade e deu espaços para o Tricolor contragolpear com perigo.

A equipe paulista só voltou a assustar perto do fim do primeiro tempo. Willian acertou o poste direito de Paulo Victor aos 42 minutos e cutucou para fora após falha do goleiro gremista aos 43. A partida foi para o intervalo com o Tricolor gaúcho na frente, revertendo a vantagem inicial que era do Palmeiras.

SEGUNDO TEMPO
O jogo recomeçou em alta rotação, com as duas equipes procurando o jogo ofensivo. As chances vivas de gol, no entanto, não apareciam. O Grêmio se fechou melhor e o Palmeiras não encontrava um jeito de furar a defesa adversária. Os treinadores fizeram várias alterações e o jogo prosseguia mais interessante para os visitantes, que chegaram perto do terceiro gol aos 28 minutos. Jean Pyerre mandou de longe por cobertura e Weverton se esticou todo para ceder o escanteio.

Os contragolpes em velocidade do Grêmio enlouqueciam todo o time palmeirense. Aos 45, Pepê fez jogada individual pela meia direita e soltou uma bomba da entrada área que tirou tinta do travessão. A pressão alviverde aumentou nos acréscimos. O árbitro argentino Néstor Pitana ainda foi revisar no vídeo um eventual pênalti na área gremista, mas nada houve no lance e o jogo se encerrou com vitória e classificação do Tricolor.

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2019
QUARTAS DE FINAL – JOGO 2
PALMEIRAS 1 a 2 GRÊMIO

Data e hora: 27 de agosto, terça-feira, 21h30
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo
Arbitragem: Néstor Pitana, com Hernán Maidana e Ezequiel Brailovsky (Argentina); Vídeo: Daniel Fedorczuk (Uruguai)
Cartões amarelos: Marcos Rocha (Palmeiras); Maicon, Matheus Henrique, Jean Pyerre e Alisson (Grêmio)
Gols: Palmeiras – Luiz Adriano (14/1
ºT); Grêmio – Everton (18/1ºT) e Alisson (21/1ºT)

PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Bruno Henrique (Raphael Veiga) e Gustavo Scarpa (Zé Rafael); Dudu, Luiz Adriano e Willian (Deyverson)
Técnico: Felipão

GRÊMIO
Paulo Victor; Leonardo, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Matheus Henrique, Maicon (Rômulo), Alisson (Diego Tardelli), Jean Pyerre e Everton; André (Pepê)
Técnico: Renato Portaluppi