Vale taça 22/02/2020 13h23 Atualizado às 15h44

Grêmio e Caxias decidem primeiro turno do Gauchão neste sábado

O vencedor já estará garantido na final da competição. Rádio Gazeta FM 107,9 transmite a partida ao vivo

O Grêmio terá neste sábado a decisão do primeiro turno do Gauchão contra o Caxias, às 16h30, no Centenário, em Caxias do Sul. Quem vencer leva a Taça Ewaldo Poeta e já garantirá uma vaga na final da competição estadual. Caso o confronto termine empatado, o campeão será conhecido nos tiros livres da marca do pênalti. O confronto ocorrerá na Serra porque a equipe grená tem melhor campanha.

O técnico Renato Portaluppi fechou os treinos da semana, mantendo assim um mistério na escalação. Recuperado de uma artroscopia no joelho direito, o zagueiro Pedro Geromel viajou com a delegação para Caxias, mas deve ser opção no banco de reservas por não ter ritmo de jogo. Preservado das atividades nos últimos três dias, por causa de um desconforto muscular na coxa direita, o meia Thiago Neves também ficará à disposição.

A tendência é que David Braz reedite a parceria com Paulo Miranda. “Se colocar a mim e ao Paulo (Miranda), vamos tentar repetir o que fizemos contra o Internacional. É um desejo nosso de entrar na história do clube também”, afirmou o defensor, destacando a vontade de ganhar o primeiro título pelo Grêmio. “Como o Renato brincou com a gente, é meia faixa de campeão, já que é o título do primeiro turno. Nos leva até o final do Gauchão e ainda temos o planejamento. Quando começar o segundo turno, inicia a Libertadores, que é muito difícil, ainda mais com as viagens.

Então, a importância de vencer é muito grande. Vamos ter que correr muito para superar a equipe que fez a melhor campanha.” O argentino Walter Kannemann permanece sendo desfalque em razão de uma cirurgia no pé esquerdo. Para David Braz, o duelo que abriu a temporada, justamente contra o Caxias, deixou lições. A derrota por 2 a 0, em plena Arena, evidenciou alguns ajustes pa ra evitar contra-ataques adversários, fato já corrigido pela comissão técnica. Caso o tripé de volantes seja mantido, Lucas Silva, Matheus Henrique e Maicon formarão o trio em frente à zaga, com o último mais adiantado.

O zagueiro aprovou o esquema utilizado no Gre-Nal 423. “No Grêmio, os três volantes são jogadores técnicos. Têm qualidade e têm bom passe, além de ajudarem muito na marcação. A diferença é que, quando jogamos com dois, você tem um (camisa) 10 que chega muito mais na área. Quando se joga com três volantes, temos dois pontas e liberamos os laterais para subir alternadamente”, analisou Braz. A partida de logo mais terá transmissão ao vivo da Rádio Gazeta FM 107,9. O pré-jogo já inicia às 15h50.

Lacerda deixa uma dúvida no ataque

O Caxias encerrou a preparação para a decisão diante do Grêmio com portões abertos na manhã dessa sexta-feira, no Centenário. O técnico Rafael Lacerda trabalhou com os jogadores cobranças de escanteio e de pênaltis, além de faltas laterais. Segundo ele, existe apenas uma dúvida no ataque entre Vinícius Baiano e Tilica, este o autor do primeiro gol nos 2 a 0 sobre o Tricolor, na Arena, em jogo de estreia no Gauchão. “Eu tenho só uma dúvida, entre Baiano e Tilica. O resto do time é o mesmo que vem jogando, inclusive com Carlos Alberto e Gilmar, que estão em condições”, salientou o treinador.
 

Foto: DivulgaçãoTreinador grená deixou em aberto a escalação de Vinicíus Baiano ou Tilica neste sábado
Treinador grená deixou em aberto a escalação de Vinicíus Baiano ou Tilica neste sábado


A exemplo do Gre-Nal 423, na semana passada, o árbitro de vídeo será utilizado neste sábado. O responsável por comandar o VAR é o mineiro Igor Junio Benevenuto de Oliveira. A Federação Gaúcha de Futebol vai arcar com os custos operacionais. O mesmo acontecerá no Gre-Nal do segundo turno e na final do certame, caso seja necessário.

Saiba mais: Luiza Reis representa Santa Cruz na final do primeiro turno