Boatos 30/08/2018 09h48 Atualizado às 10h11

Gazeta Explica: saque de R$ 1,9 mil do FGTS é real?

Não há por parte do governo nenhuma decisão oficial sobre liberação dos valores

Circula no WhatsApp uma mensagem informando que pessoas que trabalharam entre 2005 e 2018 poderiam sacar R$ 1.908,00 do FGTS. O texto remete a um site que informaria se o cidadão tem direito ao saque. A pedido de leitores que receberam a mensagem, a Gazeta do Sul foi investigar e concluiu que a mensagem é falsa.

O site indicado no texto não é o portal da Caixa Econômica Federal, que é acessado pelo endereço www.caixa.gov.br, e não há, por parte do governo, nenhuma decisão oficial sobre liberação de saques do FGTS. Trata-se, portanto, de um golpe, e é preciso ficar de olho.

Por meio da assessoria de imprensa, a Caixa informou que não envia mensagens sobre saques das contas vinculadas ao FGTS. O caminho para verificar informações sobre o assunto é por meio do aplicativo de celular FGTS, do endereço eletrônico caixa.gov.br/fgts ou do telefone 0800 726 0207. O trabalhador também pode optar pelo recebimento de informações via SMS, via dispositivo móvel de telefonia, onde obtém, mensalmente, as informações sobre os depósitos, créditos de remuneração da conta e saldo da conta vinculada.