Oktoberfest 18/10/2019 22h56 Atualizado às 19h03

Segundo desfile temático da festa ocorre neste domingo

Expectativa é de que o tempo colabore e novamente se repita o sucesso da primeira parada, que atraiu 40 mil pessoas

Com o Túnel Verde da Rua Marechal Floriano como pano de fundo, Santa Cruz do Sul aplaudirá na manhã deste domingo o segundo desfile temático da 35ª Oktoberfest, com o tema História, Cultura e Tradição. A parada terá início às 10h30 e deve reunir em torno de 4 mil figurantes, além de 17 bandinhas típicas e dez carros alegóricos, mais o Bierwagen Júnior. A expectativa é de que o tempo colabore e novamente se repita o sucesso de público do primeiro domingo, quando nem mesmo o calor assustou as 40 mil pessoas que acompanharam a parada.

Com cerca de duas horas de duração, o desfile será oficialmente aberto pelas bicicletas articuladas Zig Zag Zug, seguidas das recepcionistas da Festa da Alegria. A Banda Munich vem na sequência e abre espaço para a comissão executiva da Oktoberfest e Feirasul, turistas e a Fubica do Fritz com autoridades. O primeiro dos dez carros a passar sob os arcos coloridos da Floriano apresentará a família-símbolo do evento, o casal Fritz e Frida e os seus filhos Max e Milli. Eles desejam boas-vindas aos visitantes e homenageiam o município que sedia a festa.

O desfile contará também com a animação de grupos de danças (locais e convidados), bandas típicas, 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), alegorias dos patrocinadores, entidades sociais e empresariais. A equipe organizadora tem a coordenação de João Waldemar Goerck e é formada por Daniel Silva, Jonas Leal, Luiz Carlos Kopp, Luiz Back, Marco Ellwanger, Paulo Rocha, Vanderlei Machado e Vilmar Backes. Os carros foram criados e confeccionados pelo artista Sergio Ávila e sua equipe. “Esperamos que todos possam novamente se divertir com o desfile e que levem boas recordações da Oktoberfest”, ressalta o coordenador. 

Ordem dos carros

  • Carro Fritz e Frida: o casal representante da Festa da Alegria, Fritz e Frida, junto com seus filhos Max e Milli, abre o desfile e deseja boas-vindas a todos os  visitantes.
  • Carro Soberanas: a alegoria homenageia a rainha da 35a Oktoberfest, Ana Paula Bohnen, e as princesas Graziela Schoeninger e Jayne Inês Heck, além de todas as ex-soberanas da festa.
  • Carro História, Cultura e Tradição: introduz o tema da Festa da Alegria deste ano e exalta a bravura, a memória e o legado dos antepassados.
  • O Imigrante: dá continuidade à narração da rica história dos antepassados e homenageia a cidade de Santa Cruz do Sul, por meio do memorial inaugurado em 1969.
  • História: destacam-se nesta alegoria mais monumentos, memoriais e construções considerados muito significativos para a cidade e que fazem parte da história e da cultura do povo.
  • Tradição: carro que exalta a tradição e homenageia especialmente os trajes típicos germânicos, oriundos de várias partes da Alemanha. Nesse carro, o apoio é do Centro Cultural 25 de Julho.
  • Tradição/ Jogos Rurais: valoriza as associações que, desde a colonização, promovem momentos lúdicos de confraternização para aliviar as dificuldades do dia a dia, como os jogos germânicos.
  • Oktoberfest 35 anos: alegoria que homenageia todos aqueles que ajudaram a fazer da Festa da Alegria uma das mais animadas e tradicionais festas alemãs do mundo.
  • Culinária e Família: a gastronomia típica estará presente na Rua Marechal Floriano e destaca as cucas, as típicas linguiças, o Eisbein e tantos outros pratos preservados até os dias de hoje.
  • Bierwagen: o tradicional carro apresenta as cores e a alegria da celebração em festas e atividades atuais e remete ainda às comemorações de antigamente e de outras festas alemãs realizadas no mundo.