High-tech 14/08/2019 23h37 Atualizado às 11h10

VÍDEO: Polícia Civil tem novo aliado contra o crime em Santa Cruz

Equipamento que ajudou na recuperação de um veículo furtado no Centro, no início deste mês, agora faz parte da rotina da Draco

Um sistema que conta com câmeras inteligentes e está ligado a um banco de dados nacional é o novo aliado da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Cruz do Sul na caça aos veículos furtados e roubados. O equipamento, desenvolvido pela Kopp Tecnologia e batizado de Auto Patrol, demonstrou sua eficácia ao encontrar um Uno furtado no Centro da cidade, durante testes realizados pela empresa no início desse mês. Essa tecnologia, pioneira no Estado, agora está a serviço da Polícia Civil.

“Fizemos um termo de colaboração em que a polícia terá o equipamento para realizar seu trabalho e, em troca, nos dará retornos sobre o funcionamento e sugestões sobre o que pode ser melhorado”, explica o coordenador de pesquisa e desenvolvimento da Kopp, Leandro Lottermann. Além de identificar e alertar os agentes sobre veículos em situação irregular, o dispositivo filma e armazena tudo o que acontece no entorno da viatura e registra em tempo real os trajetos percorridos.

De acordo com Lottermann, o Auto Patrol funciona com câmeras de OCR, sigla do inglês Optical Character Recognition, e que em português significa Reconhecimento Óptico de Caracteres. Na prática, isso quer dizer que as câmeras conseguem ler as placas do veículo e, a partir disso, verificar se ele foi furtado ou roubado, ou mesmo se está com o IPVA e o licenciamento em dia. Como também filma o entorno da viatura, o equipamento oferece segurança jurídica aos policiais, já que registra todas as abordagens.

“É um equipamento que traz mais agilidade para o trabalho da polícia, já que a consulta é automática e aponta somente os veículos irregulares”, comenta o delegado Marcelo Chiara Teixeira, que comanda a Draco. De acordo com ele, também será possível fazer levantamento de locais por meio do videomonitoramento. Conforme o delegado regional Luciano Menezes, a expectativa é ampliar o uso do dispositivo. “É um projeto piloto, que vamos buscar instalar em outras viaturas, especialmente as da Delegacia de Pronto-Atendimento, que estão frequentemente nas ruas.”

LEIA MAIS: Tecnologia ajuda polícia a encontrar carro furtado em Santa Cruz

Na semana passada, Menezes gravou um vídeo falando sobre o Auto Patrol que repercutiu em todo o Estado. Nessa quarta-feira, o sistema esteve na pauta de uma reunião em nível federal. “A chefe da Polícia Civil, delegada Nadine (Anflor), levou a ideia para um reunião de chefes de polícia em Brasília. No Paraná também há interesse em instalar e nós estamos sendo pioneiros em usar essa tecnologia. Segurança pública não se faz mais só com armas, mas com inteligência, tecnologia, transparência e respeito aos direitos humanos”, afirma Luciano Menezes.


 

Ficha técnica

- O Auto Patrol tem três câmeras com sistema de reconhecimento óptico de caracteres e quatro câmeras de videomonitoramento em 360 graus.

- Dentro da viatura é acoplado um tablet, por onde o sistema pode ser controlado.

- Quando um veículo irregular é flagrado, o sistema emite um alerta sonoro especificando a irregularidade (furto, roubo ou IPVA atrasado).

- O equipamento possui sistema de luz e som semelhante ao giroflex tradicional, mas mais potente.

- É possível adicionar placas específicas para serem localizadas, ou programar o sistema para monitorar placas de carros considerados suspeitos.

- Além de monitorar as placas dos veículos, o sistema filma todo o trajeto da viatura em 360 graus e registra o trajeto percorrido no mapa do GPS.

- Para funcionar, é preciso apenas de internet 3G e energia, que é captada da bateria do veículo.

- Há um banco de dados local para quando a internet falhar. Assim que o sistema recupera a conexão, os dados são atualizados.

- Por conta do videomonitoramento, é preciso uma central para armazenar os dados. Para isso, a Kopp Tecnologia oferece a montagem do equipamento ou o empréstimo dos seus servidores.

Foto: Bruno Pedry

 

Outras apostas em monitoramento

Além do Auto Patrol, a Kopp Tecnologia aposta em outros dois equipamentos para contribuir com a segurança pública. Um deles é o sistema de câmera OCR fixo, que já tem uma unidade instalada próximo ao posto do Comando Rodoviário da Brigada Militar de Santa Cruz do Sul, às margens da RSC-287. O outro é um totem de segurança que será testado a partir da semana que vem na Praça José Bonifácio, no Centro de Vera Cruz, cidade-sede da empresa.

O dispositivo também terá câmeras OCR e vai contar ainda com reconhecimento facial e de movimentos atípicos, além de botão de pânico. “São equipamentos que já estão sendo adquiridos pelas prefeituras e órgãos públicos e que permitirão o cercamento eletrônico dos municípios, que é um dos projetos de melhoria da segurança pública”, destaca o coordenador de pesquisa e desenvolvimento Leandro Lottermann.