Projeto Gerir 05/08/2019 22h55 Atualizado às 13h35

A vinda de Mourão a Santa Cruz, um dia para a história

É justamente a experiência como político e militar que os participantes da palestra poderão conferir de perto nesta terça-feira

Quais são os desafios e as perspectivas para o Brasil? No fim da manhã de hoje, a região do Vale do Rio Pardo vai poder conferir a resposta de perto. A partir das 12 horas, Santa Cruz recebe o vice-presidente da República, o general Antônio Hamilton Martins Mourão, para uma palestra-almoço no Hotel Águas Claras Higienópolis. Um momento que vai ficar marcado na história do município.

O encontro, que deve contar com a presença de autoridades, convidados e imprensa regional, marca a edição especial do Projeto Gerir – Workshops de Gestão Organizacional, uma iniciativa da Gazeta Grupo de Comunicações idealizada em 2017. O convidado especial falará sobre suas visões de futuro e as expectativas e os planos de governo para o Brasil, além de conhecer de perto a realidade da região. Depois da palestra haverá almoço, igualmente no Águas Claras.

Após a agenda em Santa Cruz do Sul, o general também deve participar do lançamento do livro Como destruir um País – Uma aventura socialista na Venezuela, no anfiteatro da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre, a partir das 18 horas.

De Porto Alegre para o Planalto

Um dia após ter recebido o título de Cidadão Bageense na Câmara de Vereadores, em Bagé, Antônio Hamilton Mourão chega a Santa Cruz a convite do diretor executivo da Gazeta Grupo de Comunicações e presidente da Associação de Oficiais Militares de Santa Cruz (AOMSCS), Jones Alei da Silva. Nascido em Porto Alegre no dia 15 de agosto de 1953, Mourão é hoje o gaúcho mais influente em Brasília.

É justamente essa experiência como político e militar que os participantes da edição especial do Projeto Gerir poderão conferir de perto nesta terça-feira. Alguns dos temas, aliás, foram abordados em entrevista realizada pelo gestor de Conteúdo Multimídia da Gazeta, Romar Beling, e publicada com exclusividade na Gazeta do Sul do dia 6 de julho.

LEIA MAIS: “O governo tem de recolocar o Brasil nos trilhos”, diz Mourão à Gazeta

O material resultou de uma visita a Mourão no Gabinete da Vice-Presidência, em prédio anexo ao Palácio do Planalto, em Brasília, no mês passado. Na ocasião, ainda participaram Jones Alei e o jornalista Alexandre Garcia, que também integra a AOMSCS. O vice-presidente acolheu o convite para a atividade de hoje, promovida em parceria com Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz (Assemp),  Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Unimed Vales do Rio Pardo e Taquari.

Edição especial

Nesta terça-feira, o Projeto Gerir troca o auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), onde as edições são realizadas geralmente, para ocupar o restaurante do Hotel Águas Claras Higienópolis. A medida é uma forma de otimizar o tempo do vice-presidente, uma vez que sua permanência na cidade deve ser de cerca de duas horas.

Por isso, também, a participação será limitada a convidados dos parceiros na organização e a empresários que acompanharam outras edições do Gerir. Para a palestra-almoço, todos deverão estar credenciados e a lista já está fechada. A organização orienta para que os convidados estejam no local com cerca de uma hora de antecedência.

O trânsito nas proximidades igualmente sofrerá modificações. A partir das 8 horas de hoje, por exemplo, o tráfego na Rua Capitão Pedro Werlang, nas imediações do hotel, será interrompido. A organização estará a cargo do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB).

Saiba mais

Natural de Porto Alegre, Antônio Hamilton Martins Mourão é filho do general de divisão Antonio Hamilton Mourão e de Wanda Coronel Martins Mourão. O início de sua trajetória no Exército Brasileiro ocorreu em 26 de fevereiro de 1972, quando ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no Rio de Janeiro. Em dezembro de 1975, foi designado aspirante-a-oficial da arma de artilharia.

Coleciona uma série de feitos na carreira militar. Foi instrutor da Aman, cumpriu missão de paz em Angola, foi adido militar na Embaixada do Brasil na Venezuela e comandou o 27º Grupo de Artilharia de Campanha em Ijuí (RS). Como general, comandou a 2ª Brigada de Infantaria de Selva, em São Gabriel da Cachoeira (AM), e a 6ª Divisão de Exército, em Porto Alegre. Foi comandante militar do Sul e secretário de Economia e Finanças do Exército.

Grandes expectativas

Foto: Banco de Imagens

"Queremos enaltecer, mais uma vez, a vinda do vice-presidente, algo muito especial para Santa Cruz do Sul e região. Tanto nós, da Gazeta, quanto os parceiros estamos muito honrados com a participação do general no evento. As lideranças que estiverem na palestra certamente vão gostar muito da visão que ele tem sobre os problemas e as perspectivas para o Brasil. Gostaríamos, inclusive, que mais pessoas pudessem participar desse momento, mas por questões de segurança e de logística tivemos de limitar a participação." Jones Alei da Silva, diretor executivo da Gazeta Grupo de Comunicações

 

 

Foto: Banco de Imagens

"O Gerir veio para cumprir um papel muito importante em nossa região. Ele joga luz sob assuntos fundamentais para o desenvolvimento do Vale do Rio Pardo, temas que precisam ser lembrados e debatidos. Agora, com a vinda do vice-presidente da República, em um momento fundamental, onde muitas mudanças acontecem em nosso País, a Gazeta e o Gerir reforçam ainda mais o protagonismo e a relevância do evento. É a oportunidade para Santa Cruz do Sul e região ouvirem do vice-presidente as perspectivas, por parte do governo, para desafios como a questão fiscal e a retomada da economia." - Médico Carlos Rech, diretor de Marketing da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo.

 

 

Foto: Lula Helfer

"Confiamos que a parceria e o comprometimento mútuo das universidades, com seus ambientes de inovação, como os Parques Tecnológicos e as Incubadoras; do setor empresarial; dos governos municipal, estadual e federal; e da sociedade são os principais fatores para o desenvolvimento do nosso País: a Tríplice Hélice tornou-se um modelo reconhecido internacionalmente, que está no âmago da disciplina emergente de estudos de inovação e é um guia de políticas e práticas nos âmbitos local, regional, nacional e multinacional." - Carmen Lúcia de Lima Helfer, reitora da Unisc.

 

 

Foto: Divulgação

"Será uma honra receber o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, por se tratar de pessoa com amplos conhecimentos e vivências, além de influente e agregador. Trata-se de uma inegável personalidade que muito contribuirá com uma melhor compreensão por parte do governo federal do que é prioritário para a região." - Léo Henrique Schwingel, presidente da Assemp

Carreira

Mourão iniciou sua carreira política após deixar a ativa, em fevereiro de 2018, quando se filiou ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Foi eleito vice-presidente em outubro de 2018, ao lado do presidente Jair Bolsonaro.

Foto: Valter Campanato/Agência BrasilMourão iniciou sua carreira política após deixar a ativa, em fevereiro de 2018, quando se filiou ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Foi eleito vice-presidente em outubro de 2018, ao lado do presidente Jair Bolsonaro.