Unisc 14/08/2019 22h29 Atualizado às 15h15

Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional celebra 25 anos

Coordenação reuniu professores, parte dos 23 mestrandos e 29 doutorandos e egressos

Com 361 dissertações e 99 teses defendidas até 2018, 95 professores envolvidos e 55 linhas de pesquisa, o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) – Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) promoveu mais um momento para celebrar seus 25 anos, na tarde dessa quarta-feira, 14.

LEIA MAIS: Mestrado e doutorado da Unisc comemoram 25 anos com evento

Na sala 1002, do bloco 10 do campus de Santa Cruz, a coordenação reuniu professores, parte dos 23 mestrandos e 29 doutorandos e egressos para uma vivência única: dividir relatos sobre como as especializações contribuíram para a vida de cada um. Além disso, os estudantes do mestrado Carlos Stavizki Junior e Helena Vogt, e o de doutorado Mizael Dornelles, apresentaram um perfil dos programas aos participantes. “Em tempos de desafios diante do cenário atual brasileiro, é uma satisfação proporcionar esse momento de reflexão”, afirmou o coordenador do PPGDR, professor Rogério Leandro Lima da Silveira.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Valim, a tarde possibilitou um encontro para “parar, pensar e planejar o futuro”. De acordo com ela, o Desenvolvimento Regional teve importância ímpar para a consolidação da instituição enquanto universidade. Além disso, a parceria com o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Vale do Rio Pardo possibilita interlocução que promove o crescimento da região.

Foto: Alencar da RosaHelena Vogt, Mizael Dornelles e Carlos Stavizki Junior: trajetória no PPGDR
Helena Vogt, Mizael Dornelles e Carlos Stavizki Junior: trajetória no PPGDR

 

SAIBA MAIS

Novos olhares – A arquiteta e urbanista Helena Vogt foi uma das participantes. Para ela, que começou o mestrado no primeiro semestre de 2018, o programa possibilitou novos olhares sobre setores que vão além da sua área de atuação. Em 2020 ela deve defender a dissertação sobre o cenário urbano de Santa Cruz.
“A gente aprende muito em turma. Os professores também conseguem compartilhar o conhecimento de uma forma muita boa para profissionais de áreas diferentes umas das outras”, avalia. Helena espera poder atuar junto a políticas públicas, no futuro.  “Meu desejo é trabalhar para que possamos criar cidades menos desiguais.”

Seminário internacional – Além do painel Os 25 anos do PPGDR-UNISC: Histórias, Trajetórias e Registros, realizado durante a tarde, foi inaugurada a exposição fotográfica comemorativa, de autoria da fotógrafa Elisangela Johann, egressa do mestrado. A mostra, no bloco 1, ficará disponível até o fim de setembro.

No mês que vem, inclusive, também ocorre o 9º Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, com o tema central Desenvolvimento Regional: Processos, Políticas e Transformações Territoriais. O evento será promovido de 11 a 13 de setembro, envolvendo palestras e mesas-redondas.