Resgate histórico 05/09/2019 23h06 Atualizado às 14h34

Programação comemora os 170 anos da imigração alemã em Santa Cruz

Atividades festivas acontecerão durante os meses de novembro e dezembro e estão sendo preparadas por líderes de entidades

Os 170 anos da imigração alemã em Santa Cruz do Sul serão celebrados em grande estilo no último bimestre deste ano. A comissão dos festejos ajustou detalhes da programação durante reunião na manhã desta quinta-feira, 5, na sede do Rotary Club Santa Cruz do Sul Cidade Alta, em Linha Santa Cruz. O calendário dos eventos começa no dia 16 de novembro e segue até 19 de dezembro, quando ocorrerá o ponto alto das atividades, com expectativa de recepção do cônsul Thomas Schmitt junto ao monumento Fritz e Frida e apresentação dos potenciais turísticos e econômicos do município.

Conforme o rotariano Paulo Afonso Trinks, do Rotary Cidade Alta e membro da comissão dos festejos, a proposta é dar continuidade ao trabalho mesmo após a agenda prevista para este ano. “A ideia é que o grupo não se desfaça, mas permaneça atuante para manter viva a história, a tradição e a língua dos antepassados e buscar um futuro promissor para todos os setores da sociedade”, reforçou. Nesse contexto, o objetivo é estreitar os laços com o Consulado Geral da Alemanha em Porto Alegre e fomentar o intercâmbios cultural e econômico, atraindo novos investimentos.

Uma das novidades referentes aos 170 anos da imigração alemã em Santa Cruz é a instalação de placas com os nomes originais das localidades do interior, em alemão. Em breve, topônimos – nome usado para um lugar – alemães vão passar a constituir a paisagem do meio rural, junto com a versão em português. As primeiras nove unidades confeccionadas serão instaladas em pontos no entorno de Linha Santa Cruz (Alte Pikade), onde a história do município teve início. A listagem completa das localidades e seus topônimos pode ser conferida no Portal Gaz.

Novo livro traz crônicas da colônia germânica
O jornalista Benno Bernardo Kist, integrante da Editora Gazeta Santa Cruz e da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, lança seu novo livro em 19 de dezembro, dia em que se completam 170 anos de imigração alemã em Santa Cruz. Sob o título Carl & Ciss, a obra reúne crônicas da colônia alemã e visa homenagear a passagem da data na região. “As crônicas procuram traduzir, de forma leve e descontraída, comportamentos, modos de vida, costumes e situações diversas de moradores das localidades que integram a antiga Colônia de Santa Cruz e que formam o atual município de Santa Cruz do Sul e outros da região”, contou. 

Segundo o escritor, os temas abordados referem-se, de modo geral, a acontecimentos e vivências de meados e da segunda metade do século 20, como também do início da colonização, no século 19 (a partir de 1849). “Apresento aspectos pitorescos e traços diversificados dos imigrantes e descendentes, conhecidos por informações de várias fontes e experiências próprias, auxiliando a retratar mais a fundo a identidade da nossa terra e da nossa gente.”

A comissão
Rotary Clube Santa Cruz do Sul Cidade Alta; Associação dos Moradores do Bairro Linha Santa Cruz (Amorlisc); Colégio Mauá; Centro Cultural 25 de Julho; Prefeitura de Santa Cruz; Sub-prefeitura de Linha Santa Cruz;  Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Comunidade Católica de Linha Santa Cruz; Comunidade Evangélica Luterana de Linha Santa Cruz e Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil (Fecab), com apoio de empresas locais.

Foto: Lula HelferBenno Kist lança Carl & Ciss em dezembro
Benno Kist lança Carl & Ciss em dezembro

 

O cronograma

Dia 16/11, às 20 horas, no salão da Comunidade Católica de Linha Santa Cruz: baile da integração, com jantar e baile típico alemão, danças típicas, homenagens e caminhada das “Lanterne” pelos jovens da comunidade.
Dia 22/11, às 20 horas, na Igreja Católica de Linha Santa Cruz: encontro de corais.
Dia 27/11, às 20 horas, no Anfiteatro da Unisc: concerto da Orquestra e Coral da Unisc.
Dia 4/12, às 19h30, na sede do Rotary Clube Cidade Alta: lançamento do projeto Língua e Cultura Stammtisch Deutsch – Cultivo da língua.
Dia 7/12, às 14 horas, no salão da Comunidade Católica de Linha Santa Cruz: Encontro Cultural Alemão, com apresentações dos alunos das escolas de língua alemã; dos trabalhos de pesquisa da história, dos costumes e tradição dos imigrantes; concurso Frente Mais Bonita, para ajardinamento do comércio e residências, e café colonial.
Dia 14/12, às 14 horas, no Estádio do Imigrante de Linha Santa Cruz: torneio de futebol com convidados de Boa Vista, Monte Alverne, Pinheiral e Rio Pardinho – troféu taça do Rotary Clube Cidade Alta.
Dia 19/12, às 10 horas, no Monumento Fritz e Frida: recepção ao cônsul Thomas Schmitt e apresentação dos potenciais do município; às 17h30, saída para o Passeio Histórico da Imigração, com concentração na entrada da Rua José Germano Frantz; às 18h30, no Centro Social Urbano de Linha Santa Cruz, descerramento da placa alusiva aos 170 anos da imigração alemã e lançamento do projeto Forno da Imigração Comunitário; às 20h30, na Igreja Católica, culto ecumênico com coral.

LEIA MAIS: