Show 08/08/2019 22h32 Atualizado às 19h47

Milonga para os papais na Confraria Nativista desta sexta

Cantor e compositor Mauro Moraes se apresenta em Santa Cruz do Sul

A Confraria Nativista recebe o cantor e compositor Mauro Moraes nesta sexta-feira, às 20h30, no Clube dos Subtenentes e Sargentos (Rua José Pedro Fröhlich, 135, Bairro Faxinal Menino Deus). Ele estará acompanhado pelo violonista Leonardo Quadros e o gaiteiro Fabiano Torres. A atração de abertura será o cantor e compositor Clênio Bibiano, de Cachoeira do Sul. Será uma edição alusiva ao Dia dos Pais.

De Uruguaiana, Mauro Moraes exala campeirismo em seus milongamentos. Ao longo dos anos, tornou-se um dos principais compositores da música regional. Desde 2003, ele interpreta suas canções na forma como as concebeu. No Açorianos de Música, foi quatro vezes melhor compositor e ainda teve dois discos como o melhor na categoria regional. Pela UsaDiscos, ganhou dois Discos de Ouro: por De Bota e Bombacha, com os intérpretes Luiz Marenco e José Cláudio Machado, e pelo álbum duplo Com Todas as Letras, com o Quarteto Milongamento.

O trabalho mais recente é Dos Arreios, registro independente produzido por Juliano Gomes, lançado em 2016. O único DVD é de 2014, Com o Violão na Garupa, gravado no Teatro Guarany, em Pelotas, com o selo da gravadora Acit.

Os principais clássicos da carreira são Milonga Abaixo de Mau Tempo, Milongueando uns Troços, Chamamecero e De Bota e Bombacha. Na Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana, Moraes tem a música mais premiada da história. Em 2002, na 31ª edição, Feito o Carreto faturou sete troféus, inclusive a Calhandra de Ouro.

BIBIANO

Clênio Bibiano da Rosa é um dos principais nomes da música em Cachoeira do Sul. Ele estará acompanhado por Fábio Pivetta Hörbe no bandoneon. As principais composições da carreira foram registradas no álbum Meu Campo, Meu Rio, lançado em 2008. No repertório, estão temas como Na Imensidão da Lagoa e Olhos Costeiros. Clênio ainda integra o projeto Conterrâneos, que conta com amigos do Núcleo Cachoeirense de Compositores Nativistas (NCCN) e do festival temático Canto dos Galos.

Foto: Divulgação